Segundo analista chefe da Money Wise Research, Cleide Rodrigues, as ações mais cíclicas podem ser que reajam de forma positiva após a divulgação do IPCA e CPI
Batizada de “Super quarta” por especialistas, o dia 10/04 promete ser marcante para a economia e o mercado financeiro. Isso porque é nesta quarta-feira que foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do mês de março referente a economia Norte Americana. O mesmo aconteceu hoje com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trouxe os números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados aguardados pelo mercado têm grande influência sobre os próximos passos das autoridades monetárias nos dois países.
No Brasil, a inflação desacelerou, ficando em 0,16%, após subir 0,83% em fevereiro. Segundo Cleide Rodrigues, analista chefe da casa de análises Money Wise Research, a expectativa era de 0,25%. “Esse número pode ser muito positivo, principalmente para as ações mais cíclicas, ou seja, aquelas mais afetadas por ciclos econômicos que depende de índices e fatores econômicos, como alterações de inflação e taxas de juros”, explica a especialista.
Já nos Estados Unidos, a taxa foi de 0,4 %, mesmo número registrado em fevereiro, segundo dados com ajuste sazonal pelo Departamento do Trabalho americano. O indicador fornece mais informações sobre como a política monetária do Federal Reserve (Fed) e como ela tem afetado a inflação americana, além de trazer novas perspectivas quanto ao ciclo de juros nos EUA.
Segundo Rodrigues, a expectativa era um CPI de 0,3%, sendo acima do esperado. Já o avanço anual nessa leitura foi de 3,5%, a expectativa era de 3,4%. “Pode ser que o mercado reaja negativamente, pois na última sexta-feira (05/04), tivemos um payroll muito forte, que é a criação de novas vagas de trabalho nos Estados Unidos. E hoje o CPI foi levemente acima do esperado, mostrando que a economia americana realmente continua forte, o que pode não dar espaço para o banco central americano cortar os juros no dia 12 de junho, que era o que o mercado esperava. Portanto, podemos ver a bolsa reagindo negativamente no dia de hoje”, comenta Rodrigues.