Eventos da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos ocorreram em Lisboa, Portugal
A Superintendência de Seguros Privados, representada por seu diretor Carlos Queiroz e pelo analista técnico Gustavo Caldas, participou da 20ª Assembleia Geral e da XXVII Conferência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL), realizadas nos dias 02 e 03 de outubro, em Lisboa, Portugal.
Além da Susep e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) de Portugal, que exerce a presidência atual da ASEL, a Assembleia Geral contou com representantes das autoridades de supervisão de seguros e fundos de pensões de Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O encontro discutiu, entre outros temas, os mecanismos de proteção às vítimas de acidentes de trânsito, os regimes de seguro obrigatório de responsabilidade civil envolvendo automóvel e os desafios da micromobilidade – temas de grande relevância para a comunidade lusófona, que se mostra interessada nos desafios da mobilidade urbana e no desenvolvimento da atividade seguradora e da respectiva regulação e supervisão nos respectivos mercados.
O Diretor Carlos Queiroz ressalta a importância da presença da Susep no evento: “é um ambiente extremamente relevante para diálogo e troca de informações entre os países participantes, sendo uma oportunidade de compreender melhor o funcionamento de outras jurisdições em alguns temas específicos do nosso setor”.
A ASEL foi instituída em 2004, agregando as autoridades de supervisão de seguros e organismos similares dos países de língua portuguesa. Um dos principais objetivos da associação é apoiar o desenvolvimento de métodos de regulação e supervisão do mercado segurador e a melhoria da sua eficácia, tendo em vista a proteção dos interesses dos segurados e demais beneficiários de seguros.
A próxima conferência, prevista para ocorrer em outubro de 2024, será sediada em Macau.