Dentre outros temas, representantes da Autarquia abordaram seguros paramétricos para eventos climáticos e desastres naturais
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Airton Almeida e pelos Coordenadores-Gerais César Neves e Paulo Miller, participou na última segunda-feira (15) do VI Seminário de Inovações e Ferramentas para a Recuperação da Arrecadação e Receitas Alternativas – VI SIFRA 2025. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de setembro.
No painel Resiliência Climática Municipal, que discutiu relatórios obrigatórios, ganhos financeiros e prevenção de despesas com catástrofes ambientais, a Susep abordou seguros paramétricos para eventos climáticos e desastres naturais com impactos na infraestrutura urbana e rural, além de seguros garantia trabalhista e de obras de arte. O diretor Airton Almeida ressaltou que “o seguro deve ser visto não apenas como proteção financeira, mas como ferramenta de política pública capaz de aumentar a previsibilidade, agilidade e confiança social na gestão pública”. Ele destacou, entre outros pontos, o seguro garantia com cláusula de retomada, previsto na Nova Lei de Licitações, que permite à seguradora assumir a execução de uma obra em caso de inadimplência da contratada, evitando paralisações e desperdício de recursos.
Os representantes da Susep enfatizaram, ainda, que a integração entre seguros e políticas de prevenção oferece potencial para fortalecer a gestão pública, proteger investimentos e reforçar a confiança da população, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). “Um município segurado é também mais eficiente, confiável e sustentável”, concluiu Airton Almeida.