Susep publica normas sobre Open Insurance e Registro de Operações (SRO)

Susep publica normas sobre Open Insurance e Registro de Operações (SRO) / Foto: ThisIsEngineering / Pexels
Foto: ThisIsEngineering / Pexels

Circulares trazem compatibilização de prazos e definição de condições de registros

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), publicou esta semana, no Diário Oficial da União, três circulares que tratam dos temas Open Insurance e Sistema de Registro de Operações (SRO). As normas, Circulares Susep nº 686/23, nº 687/23 e nº 688/23, devido à urgência e relevância dos temas, foram aprovadas “ad referendum” do Conselho Diretor, pelo Superintendente Substituto, Carlos Roberto Alves de Queiroz. 

A Circular Susep nº 686/23 dispõe sobre as condições para o registro das operações de assistência financeira das entidades abertas de previdência complementar e sociedades seguradoras no SRO. Seguindo o cronograma previsto, esta é a penúltima norma que define condições de registros, restando agora apenas a definição das condições de registro para as operações de resseguro, que será feita em breve, conforme planejamento do projeto. 

A Circular Susep Nº 687/23 altera as Circulares Susep nº 655, nº 673, nº 675 e nº 679, fornecendo prazo adicional para início de registro de operações de produtos de pessoas, previdência e capitalização ainda não registradas no SRO. O principal objetivo da norma é a adequação à recente alteração trazida pela Resolução CNSP nº 454, de 2022, que, visando a um melhor faseamento do projeto, concedeu prazos adicionais para as sociedades supervisionadas se adequarem internamente para os necessários registros. 

Por fim, a Circular Susep nº 688/23 atualiza datas referentes ao projeto Open Insurance, previstos na Circular Susep nº 635/21, com o objetivo de compatibilizar o cronograma com o prazo complementar concedido recentemente pela alteração da Resolução CNSP nº 415, de 2021.  Com a nova estrutura de prazos definida, a fase de compartilhamento de serviços (fase 3) será implementada até o prazo final de 15 de setembro, em um cronograma mais dinâmico e faseado de entregas, de forma semelhante ao que foi feito recentemente para a fase 2, de compartilhamento de dados pessoais. 

Para mais detalhes, acesse as novas Circulares na íntegra, clicando nos links abaixo:

Circular Susep 686/2023

Circular Susep 687/2023

Circular Susep 688/2023 

Para informações adicionais, acesse, no site da Susep, as páginas do Open Insurance e do SRO.

Total
0
Shares
Anterior
Ademicon aborda consórcio na primeira prova bate-volta do BBB 23
Ademicon aborda consórcio na primeira prova bate-volta do BBB 23 / Divulgação

Ademicon aborda consórcio na primeira prova bate-volta do BBB 23

Com presença três vezes maior nesta edição, marca investe pelo segundo ano

Próximo
2ª edição do CongreNorte espera receber 1.500 corretores de seguros em Manaus
Erico Parente, presidente do Sincor AM/RR / Divulgação

2ª edição do CongreNorte espera receber 1.500 corretores de seguros em Manaus

Congresso Norte de Corretores de Seguros, que acontece em junho, é realização

Veja também