O mercado de seguros está em constante evolução, impulsionado por mudanças demográficas, tecnológicas, sociais e climáticas. As seguradoras precisam estar preparadas para esse novo cenário, investindo em inovação, personalização e experiência do cliente.
Para 2025, as tendências que regem o setor têm como destaque a tecnologia. Este será um diferencial competitivo, permitindo a criação de produtos e serviços mais personalizados e eficientes. Além disso, o corretor de seguros terá um papel fundamental nesse novo contexto, atuando como um consultor e auxiliando os clientes a escolherem as melhores soluções.
Segundo o diretor de diretor Técnico e de Estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal, o mercado de seguros está em constante transformação, e várias serão os temas que devem se destacar em 2025
“É importante enxergar a tecnologia como aliada. O futuro do mercado de seguros é promissor, mas exige que as empresas sejam ágeis e inovadoras para atender às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e conectado, além de se atentar ao que o consumidor mais necessita. Além disso, cada vez mais o seguro será visto como um importante instrumento de enfrentamento da crise climática”, destacou.
Principais pontos do setor para 2025
- Letra de Riscos de Seguros: instrumento que permite a transferência de riscos de seguros para o mercado financeiro;
- Adaptação da regulamentação do setor à Lei 15.040/2024, que dispõe sobre os seguros privados;
- Novo ambiente competitivo, em função da Lei Complementar 213/2025, que dispõe sobre as sociedades cooperativas de seguros e as operações de proteção patrimonial mutualista.
- Embedded Insurance: Integração de seguros em outras jornadas do cliente, como a compra de um celular;
- Inteligência Artificial: Melhoria na precificação de riscos, personalização de ofertas e otimização de processos.
- Experiência Digital: Maior facilidade na comparação de ofertas, contratação e relacionamento com o corretor e a seguradora.