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Teoria e prática contribuem juntas para o sucesso de micro e pequenos empreendedores

Shirlei Camargo, mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School / Foto: Divulgação
Shirlei Camargo, mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School / Foto: Divulgação

Confira artigo de Shirlei Camargo, mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School

A taxa de mortalidade das empresas continua muito alta no país, principalmente entre as pequenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa é de uma morte de pequena e média empresa a cada cinco negócios criados, contando os primeiros 5 anos de funcionamento. Isso acontece porque, normalmente, essas empresas não possuem o conhecimento necessário para se manter em um mundo cada vez mais competitivo.

Mas existem algumas iniciativas que têm como objetivo mudar esse cenário. Uma delas é o projeto Bom Negócio da Prefeitura de Curitiba, cuja proposta é capacitar empreendedores curitibanos. Por meio de parcerias com várias universidades locais, o ente municipal capacita os empreendedores – ou futuros empreendedores – por meio de aulas, presenciais ou online, com conteúdos essenciais para o crescimento e sobrevivência dessas empresas.

Os conteúdos abordados nos cursos são divididos em cinco grandes módulos: Finanças, Marketing e Vendas, Estratégias para PMEs, Startups e Perfil Empreendedor. A carga horária de cada módulo varia de 20 a 40 horas cada. E o melhor: o aluno pode fazer módulo a módulo, conforme sua necessidade e disposição.  Assim, os alunos/empreendedores são capacitados e colocam em prática nos seus negócios os conhecimentos adquiridos – pois a prática é outra característica marcante do projeto, alicerçada nas melhores teorias.

E é lindo ver como esses empreendedores crescem, evoluem e voam longe com seus negócios. Por isso, fico muito realizada por fazer parte desse projeto. Tanto como professora e, mais recentemente, como participante do núcleo pedagógico estratégico em que tive a oportunidade de participar de toda a reestruturação pela qual o projeto passou.

Enfim, o projeto Bom Negócio, apoiado pela Prefeitura de Curitiba e universidades parceiras, é um projeto de muita qualidade, que não gera nenhum custo a seus participantes, sendo, portanto, essencial para o desenvolvimento da cidade – e por isso tenho muito orgulho em fazer parte!

Afinal, é uma forma de retribuir à sociedade todo conhecimento que adquiri nessas décadas de estudos e ainda ver nossa linda cidade evoluindo cada vez mais.

*Shirlei Camargo também é mestranda em Neuromarketing na Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), na Espanha.

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