Terceirização e eletrificação de frotas são tendências para o futuro. Entenda mais sobre o motivo.
Nos últimos anos, a terceirização de frotas de veículos tem ganhado popularidade em todo o mundo, oferecendo inúmeras vantagens às empresas. Esse serviço garante que toda a frota seja administrada por uma empresa especializada, o que traz mais economia financeira e de força de trabalho. Além disso, a locação de veículos está se tornando uma tendência cada vez mais forte para as frotas do futuro, principalmente quando associada à eletrificação dos veículos. Entenda um pouco mais sobre o porquê de empresas modernas optarem pela terceirização com alguns pontos que a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou abaixo.
O crescimento da terceirização de frotas pelo mundo
A terceirização de frotas de veículos tem se mostrado uma solução eficiente para empresas que desejam otimizar suas operações e reduzir custos. Países da América do Norte, Europa e Ásia têm liderado esse crescimento, com um aumento significativo do número de empresas que optam por esse serviço.
Um relatório divulgado por uma consultoria especializada em gestão de frotas revelou que, nos últimos cinco anos, o mercado global de terceirização de frotas cresceu 10% ao ano. A expectativa é de que esse crescimento continue nos próximos anos, impulsionado pela crescente conscientização das empresas sobre os benefícios da terceirização.
Locação de veículos e eletrificação: a frota do futuro!
Além do crescimento da terceirização de frotas, a locação de veículos elétricos está se tornando uma tendência cada vez mais forte para as frotas do futuro. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono, a eletrificação dos veículos está ganhando espaço no setor empresarial. Atualmente, os veículos elétricos já correspondem a 37% da frota brasileira, cerca de 135 mil automóveis e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A pesquisa da federação também aponta que em apenas um ano, houve um aumento de 41% no número de emplacamentos de veículos elétricos ou híbridos.
Isso mostra que tanto pessoas físicas quanto empresas estão buscando adotar veículos elétricos em suas frotas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover uma imagem de responsabilidade ambiental. Para empresas, a locação é uma opção muito mais atraente, já que elas podem ter acesso a essa tecnologia de ponta sem precisar de grandes investimentos iniciais.
Outras vantagens da terceirização de frotas para empresas
Redução de custo
Ao optar pela terceirização, as empresas podem evitar gastos com a compra de veículos, manutenção, seguro e gerenciamento interno da frota. Os custos operacionais são reduzidos, permitindo que a empresa use todos esses recursos em outras áreas essenciais do negócio; ou seja, a empresa pode investir no que realmente mais importa – que é o core business.
Foco no Core Business
E falando em core business, ao delegar a gestão da frota a especialistas, as empresas podem concentrar-se em suas atividades principais, aumentando a eficiência e a produtividade do negócio. Não vai ser mais necessário fazer com que alguns funcionários se desdobrem para cuidar do setor de frotas e da logística, por exemplo. Eles vão ficar menos sobrecarregados e ter mais tempo para trabalhar de forma estratégica.
Acesso à Tecnologia e Inovação
Empresas que escolhem terceirizar sabem que a frota estará sempre atualizada com tudo que há de mais moderno, com veículos mais eficientes, seguros e sustentáveis. Eles também têm acesso às soluções tecnológicas mais eficientes para otimizar a operação da frota, como é o caso da telemetria.
Flexibilidade e Escalabilidade
A terceirização permite que as empresas ajustem facilmente o tamanho da frota de acordo com as necessidades, seja para aumentar ou reduzir a quantidade de veículos, tornando o negócio mais ágil e adaptável.
Ou seja, escolher terceirizar a frota é caminhar para um futuro melhor e mais sustentável, além de ser rentável às empresas