Serviço disponibilizado via WhatsApp já atendeu mais de 260 mil solicitações, com avaliação média de 4,7 de 5 pelos usuários, e gerou retorno 13 vezes superior ao valor investido
O relacionamento com os clientes se tornou ainda mais próximo e digitalizado com a criação do Torq, assistente virtual da Volkswagen Financial Services Brasil, primeiro banco do setor automotivo a implementar o serviço. Em seu primeiro ano de uso, a ferramenta já apresenta resultados expressivos, que ampliam a jornada do cliente, além de gerar grande economia para a empresa.
O Torq, que recebe o nome em alusão ao torque do motor do automóvel, foi lançado em agosto de 2022, sendo inicialmente utilizado para responder a perguntas frequentes (FAQ) dos usuários. As funcionalidades do recurso foram ampliadas em janeiro deste ano, quando passaram a ser disponibilizados serviços de atendimento ao cliente, de forma rápida, prática e segura.
Essa digitalização permitiu uma redução da operação de call center em mais de 25%, gerando um retorno financeiro 13 vezes superior ao valor do investimento. Em 2023, a ferramenta contabilizou uma média de 30 mil sessões de atendimento por mês, totalizando mais de 260 mil sessões realizadas desde o início de sua operação. Atualmente, os serviços disponíveis respondem automaticamente a mais de 50% das solicitações vindas dos clientes de financiamento.
A interação com os usuário se dá via WhatsApp e, entre as opções oferecidas, há a possibilidade de administrar o contrato de financiamento, com a geração de documentos como segunda via de boletos, extrato de pagamentos e cópia do contrato, além da simulação para antecipação ou quitação das parcelas e configurações de ofertas de financiamento para a aquisição do próximo veículo Volkswagen.
“O Torq oferece aos clientes a possibilidade de solucionar questões do seu financiamento com facilidade, agilidade e segurança, de forma a otimizar seu tempo. Assim, o serviço contribui para que a Volkswagen Financial Services proporcione uma melhor experiência ao usuário, gerando maiores índices de satisfação e retorno entre nossos clientes. Não à toa, temos orgulho de ser o primeiro banco automotivo do país a oferecer esse tipo de facilidades por meio de um assistente virtual”, destaca Simone Moras, diretora de Marketing da VWFS Brasil.