Webinar celebra os 30 anos da primeira apólice da Junto Seguros em Seguro Garantia e projeta o futuro do setor com foco em inovação, expansão e oportunidades de mercado
O Seguro Garantia tornou-se um instrumento essencial para a viabilização de projetos estruturantes no Brasil, assegurando a execução de contratos públicos e privados que movimentam a economia e impactam diretamente a vida da população. Em 2025, a Junto Seguros celebra três décadas da emissão de sua primeira apólice em Seguro Garantia, marco que não apenas inaugurou sua trajetória no produto, mas também impulsionou a consolidação de um mercado que hoje ultrapassa R$ 5 bilhões ao ano em prêmios emitidos, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). “A previsão é de que o mercado ultrapasse R$ 6 bilhões (em prêmios emitidos) até o fim do ano, neste que é um dos mercados que mais cresceu ao longo da última década, sobretudo em volume de prêmio”, avalia Roque de Holanda Melo, CEO da companhia.
Ao longo desses 30 anos, a Junto Seguros não somente acompanhou a evolução normativa e tecnológica deste produto, mas também foi – por muitas vezes – pioneira no desenvolvimento de modalidades que hoje representam uma parcela relevante do mercado. Para celebrar essa conquista, a empresa realizou o webinar “30 Anos em Seguro Garantia: Tendências para o Futuro do Mercado e Como se Destacar”, marcando o aniversário da emissão de sua primeira apólice, em 5 de abril de 1995.
O encontro virtual reuniu lideranças da Junto Seguros e especialistas do setor, como Guilherme Malucelli, vice-presidente, que relembrou: “somos a primeira seguradora brasileira com dedicação exclusiva ao Seguro Garantia. Nascemos com esse propósito e ajudamos a criar e moldar o mercado como ele é hoje”.
Luiz Verri, diretor comercial, destacou o impacto do produto não apenas nos grandes contratos, mas também em oportunidades para pequenas e médias empresas: “o mercado cresce, mas não apenas para os grandes players. Há espaço em Parcerias Público-Privadas, licitações municipais e editais de menor vulto. Nosso compromisso é mapear essas oportunidades e conectar parceiros com capacidade de atuação qualificada em todo o território nacional”.
A Junto Seguros encerrou o ano de 2024 liderando o segmento de Seguro Garantia pelo quarto ano consecutivo, com 15,8% de market share e R$ 801,1 milhões em prêmio direto. Foram mais de 250 mil apólices emitidas no período, sustentadas por uma rede de aproximadamente 3 mil corretores.
Ao longo destes 30 anos, a empresa já ultrapassou 1,8 milhão de apólices emitidas desde sua fundação e atendeu mais de 80 mil empresas, operando em 38 modalidades distintas de Seguro Garantia. Além disso, oferece o Fiança Locatícia, produto voltado à locação de imóveis corporativos com cobertura jurídica para inadimplência, encargos e danos.
O portfólio da Junto Seguros em Seguro Garantia contempla uma diversidade de projetos — concessões rodoviárias, arenas esportivas, plataformas de petróleo, escolas e hospitais públicos. Entre os destaques estão a rodovia Bandeirantes-Anhanguera (SP); o projeto de telefonia para rede 5G; a malha ferroviária Sudeste (que interliga Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo); a implantação da hidrelétrica de Belo Monte e plataformas petrolíferas da Bacia de Campos. “O Seguro Garantia se desenvolveu muito no Brasil e hoje é ferramenta essencial nos grandes contratos de infraestrutura”, observa Roque de Holanda Melo, CEO da companhia.
Mais do que números, o diferencial da empresa reside em sua cultura organizacional. “Na Junto, a inovação não é conceito abstrato: é prática cotidiana que nasce no compromisso de cada colaborador com a missão da companhia”, destaca Roque. Essa escuta ativa e colaborativa garantiu à seguradora reconhecimento em inovação e ambiente de trabalho: a empresa foi listada entre as “100+ Inovadoras no Uso de TI” pelo IT Fórum, conquistando a 14 posição em 2024, também premiada no Valor Inovação e certificada pela sexta vez com o selo Great Place to Work®.
Com uma base sólida, a Junto projeta o futuro pautada por responsabilidade e visão estratégica. “Queremos crescer com consistência e continuar sendo referência, não apenas em números, mas em relações de confiança e visão de futuro”, conclui Roque.
A íntegra do webinar está disponível no YouTube da Junto Seguros, com insights sobre tendências, tecnologia e estratégias para corretores e parceiros que desejam se destacar nesse setor em expansão.