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Três soluções inclusivas para acelerar a paridade de gênero

Marni Baker Stein, Chief Content Officer na Coursera / Foto: Divulgação
Marni Baker Stein, Chief Content Officer na Coursera / Foto: Divulgação

Confira artigo escrito por Marni Baker Stein, Chief Content Officer na Coursera

Kara Gooch, uma mãe solteira que tentava conciliar vários empregos para sustentar seus três filhos, encontrou um obstáculo em seu sonho de entrar no mundo da tecnologia. Sem diploma ou experiência relevante, ela obteve certificados profissionais on-line em suporte de TI do Google e administração de sistemas e serviços de infraestrutura de TI, o que lhe deu as ferramentas para se requalificar, conseguir um aprendizado e, eventualmente, o emprego dos seus sonhos como analista na Accenture dentro de um ano.
Histórias como a de Kara demonstram o poder transformador da educação e carreiras equitativas em STEM – acrônimo em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Recentemente, nos Estados Unidos, a  Lei CHIPS e Ciência apelou aos setores público e privado para fornecerem oportunidades STEM para que mais americanos tivessem acesso a empregos qualificados e bem remunerados. No entanto, as mulheres continuam pouco representadas, sendo 27%, especialmente em ocupações de informática e engenharia. Os grupos sub representados  enfrentam uma exclusão ainda maior, sendo apenas 4% da força de trabalho na área da computação

A ascensão da conectividade de banda larga, da aprendizagem online e do trabalho remoto pode resolver muitos destes desafios – e temos a oportunidade de fazer parte da solução por meio da ação colectiva. A Coursera lista aqui três maneiras inclusivas pelas quais os setores público e privado podem desbloquear maiores oportunidades econômicas para mais mulheres e meninas na área de exatas.

Tornando a educação STEM acessível 

A aprendizagem online e a representação diversificada de instrutores podem ajudar a remover barreiras que tradicionalmente restringiam como e onde as mulheres aprendem. Um estudo recente do Banco Mundial com a Coursera e a Comissão Europeia, mostra que 45% das mulheres e 60% das mulheres cuidadoras nas economias emergentes disseram que teriam de adiar ou interromper os estudos se a aprendizagem online não fosse uma opção – citando mobilidade, segurança e obrigações familiares como benefícios essenciais desta modalidade. Cerca de um terço das mulheres que aprendem relataram ter encontrado um novo emprego, criar um negócio ou melhorar o seu desempenho profissional ou empresarial depois de frequentarem cursos online.

O mesmo estudo concluiu que a representação de mulheres instrutoras é um dos fatores mais importantes no aumento da diversidade nos programas STEM. A matrícula de mulheres aumentou 34% em cursos de exatas, quando ele tinha pelo menos uma instrutora.

Estes benefícios estão melhorando a inclusão na educação nesta área. Dados da Coursera no Relatório Global Gender Gap 2022 do Fórum Econômico Mundial mostraram que, em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em que a disparidade de gênero é mais prevalente, a paridade de gênero aumentou no treinamento online entre 2019 e 2021. Durante o mesmo período, a matrícula de mulheres em cursos STEM na Coursera aumentou de 35% para 42% nos EUA.

Preparando mulheres para carreiras STEM

De acordo com o relatório 2022 da McKinsey e LeanIn.org, 9 em cada 10 mulheres desejam trabalhar remotamente. Mais de 70% das empresas entrevistadas afirmaram que as opções de trabalho remoto as ajudaram a atrair e reter mais funcionários entre mulheres e grupos sub-representados. E  dados do recentes do LinkedIn mostram aumentos significativos no número de mulheres que se candidatam a empregos remotos, especialmente entre mulheres negras e latinas.

Apoiar mais mulheres a ingressar em carreiras tecnológicas é um investimento crucial no equilíbrio de género da futura liderança tecnológica, em que o  progresso tem sido lento. Mais empregos digitais vêm senddo oferecidos digitalmente e, cada vez mais, os empregos digitais iniciais não exigem mais um diploma universitário. Na verdade, 73% dos empregadores nos Estados Unidos já utilizam ou exploram ativamente abordagens de contratação baseadas em competências.

As microcredenciais da indústria emergem como um caminho equitativo para os talentos desbloquearem empregos bem remunerados. Empregadores líderes como IBM, Meta e Google desenvolveram mais de 30 certificados profissionais básicos na Coursera para preparar alunos sem diploma ou experiência relevante para carreiras digitais, como TI, design UX e desenvolvimento de software.

Ao adotar o trabalho remoto e abordagens de contratação baseadas em competências, os empregadores podem diversificar e expandir seus canais de contratação, atraindo mais mulheres para as áreas STEM e, ao mesmo tempo, sanar a escassez de talentos qualificados.

Nutrir um ecossistema desde a educação até ao emprego

Ao alinharem os seus esforços, os governos, as empresas e as instituições acadêmicas podem aproveitar mudanças poderosas no trabalho e na aprendizagem para acelerar a paridade de gênero em grande escala. Isso inclui investir em programas que ofereçam educação STEM on-line gratuitamente, fornecer serviços de apoio abrangentes, como acesso à banda larga, orientação local e colocação profissional para aumentar o desempenho e os resultados das mulheres, e aumentar a conscientização sobre esses programas para que mais mulheres aproveitem esses recursos.

Tais intervenções beneficiam até mesmo as alunas mais sub representadas. Dois terços dos mais de 40.000 alunos são mulheres na The American Dream Academy, iniciativa de formação online gratuita que oferece bolsas de estudo para preparar comunidades carentes para empregos digitais de elevado crescimento. O programa também permite que os participantes ganhem créditos para um bacharelado quando concluírem um certificado para acelerar sua mobilidade ascendente.

Durante muito tempo, o talento foi distribuído igualmente, mas as oportunidades não. A conectividade de banda larga, a aprendizagem online, o trabalho remoto e as políticas de talento baseadas em competências estão criando caminhos mais equitativos para as mulheres e grupos sub-representados ingressarem em campos STEM em rápido crescimento. Mas será necessária uma ação colectiva dos setores público e privado para aproveitar este momento e criar as soluções inclusivas de que necessitamos para acelerar a paridade de gênero em STEM

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