Locadora de carros 100% digital, Turbi conta hoje com cerca de 3,7 mil veículos em circulação; com o aporte a startup pretende alcançar a marca de 5 mil
A Turbi – locadora de carros 100% digital – anuncia rodada de R$ 80 milhões, liderada pela EXT Capital, Venture Capital criada a partir de um spin-off da DOMO Invest e conta também com outros investidores, como a Solis Investimentos, a Jive Asset Management e importantes agentes do mercado, como Banco Daycoval, TMF e Oliveira Trust. A expectativa é que alcance R$ 200 milhões até o final de julho, quando for concluída a diligência de outros investidores.
A empresa pretende aplicar 90% dos recursos para a compra de veículos e vai investir apenas em carros zero quilômetro, que estejam entre os dez mais vendidos do mercado. O objetivo da Turbi com o investimento é alcançar a marca de 5 mil veículos em sua frota, com higidez financeira e crescimento sustentável. “Os recursos levantados otimizam a estrutura de capital e nos dá mais tranquilidade para fortalecer a geração de caixa. Esperamos continuar trabalhando juntos e, muito em breve, chegar aos 10 mil veículos à disposição dos nossos usuários”, comenta Diego Lira, CEO da Turbi.
De acordo com Gabriel Sidi, co-fundador da EXT Capital, dentro dos objetivos junto às startups do portfólio está aproximá-las do mercado de capitais, oferecendo uma fonte de funding alternativa e mais competitiva do que somente os fundos de Venture Capital padrões. Para isso, é preciso maturidade no modelo de negócios apresentado, além de governança e transparência, exigidas na construção de reputação com os investidores.
“Tanto os investidores de startups mais maduras quanto os investidores de crédito estruturado têm sido muito mais seletivos, e a conquista desse Round reflete a qualidade do time de empreendedores e da própria Turbi em atrair tantos nomes de peso no mercado local”, destaca Alberto Rossi, também co-fundador da EXT Capital.
Em outubro de 2022, o fundo da EXT Capital já havia investido R$ 15 milhões dos R$ 105 milhões captados pela Turbi via mercado de capitais.
Um dos diferenciais da empresa é a capilaridade, uma vez que os carros da Turbi estão espalhados em mais de 400 pontos e estacionamentos parceiros na Grande São Paulo. Além disso, toda fase de contratação, retirada e devolução do veículo, é realizada por meio do aplicativo. Com tecnologia própria, o processo de abertura do carro é feito 100% pelo app, com reconhecimento facial, que permite a abertura automática do veículo. Dessa forma, se diferencia das locadoras convencionais por oferecer uma experiência completa e sem burocracias.
A Turbi oferece a opção de aluguel por hora, dias, mês ou ano. “Além disso, lançamos recentemente a opção de assinatura como um produto há menos de 6 meses e já temos 25% da frota dedicada a essa modalidade. Essa é uma alavanca importante para a maturação da nova frota e também para acelerar novas frentes de crescimento”, finaliza Lira.