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Um seguro para chamar de seu

Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros
Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Confira artigo de Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Apesar do crescimento de dois dígitos em 2023, o mercado segurador nacional ainda tem muito espaço para se desenvolver, visto que há milhões de pessoas e milhares de empresas que não contam com nenhum tipo de proteção nesse sentido. Se analisarmos dados gerais de nosso país, existem mais pessoas e empresas sem seguro do que beneficiários de tais produtos.

Logo, entre duas informações contrastantes, onde está a lacuna a ser preenchida?

O ecossistema de seguros, previdência e capitalização no país é amplo e diverso, com características que apresentam um potencial de crescimento e que permitem prever uma evolução natural para os próximos anos.

Temos um mercado pujante que se estabeleceu há mais de 200 anos no país, com fundamentos sólidos e órgãos reguladores ativos.

Possuímos seguradoras com reconhecida capacidade de atendimento, com portfólio de produtos e serviços diversificados e que realizaram uma significativa transformação digital, principalmente nos últimos cinco anos.

Além disso, há milhares de corretores de seguros que, cada vez mais, assumem um papel consultivo para clientes – esta afirmação pode ser comprovada com dados de uma pesquisa desenvolvida pela agência Edelman Brasil, a pedido do Grupo Bradesco Seguros: a porta de entrada e o meio de contratação mais procurado são, justamente, esses profissionais que desempenham um importante papel na consultoria de planos e seguros gerais.

Existe também a consciência popular de que os riscos estão mais tangíveis e eminentes do que nunca, diante de eventos climáticos, de pandemias, como a de Covid-19, e, inclusive, por cyber ataques e as tentativas de golpes digitais diários. Infelizmente, é praticamente impossível uma pessoa sair ilesa de um destes eventos.

Dá para afirmar que a jornada da vida agora é cheia de “previstos”, isto é, inúmeras situações que demandam proteção e que, atualmente, tendem a acontecer muito mais do que no passado.

Nesse cenário, sobra então um fator que certamente pode acelerar a quantidade de empresas e pessoas que precisam de “um seguro para chamar de seu”, adequado às necessidades e às fases de suas vidas, que converse com elas em uma linguagem simples, clara e direta.

O Marketing de Seguros tem um importante papel e um imenso desafio de tangibilizar os atributos e tornar cada vez mais o seguro uma peça essencial – e natural – de nossas rotinas.

Mais do que uma oferta de proteção, devemos conversar sobre e explicar a importância das coberturas oferecidas, com um custo-benefício inquestionável e, como gosto de repetir, que assume o papel de “um amigo para todas as horas”.

A mensagem é clara: o seguro tem que fazer cada vez mais parte da rotina das famílias e empresas. Afinal, fazer seguro é proteger a continuidade, é planejar o presente e transformar o futuro.

E já que não é possível prever completamente um futuro, torna-se fundamental ter “alguém com quem se possa contar” para qualquer encalço que surja pela frente.

Por fim, atualmente existem produtos e serviços de seguros adequados e disponíveis para proteger plenamente todos os variados perfis de brasileiros economicamente ativos, para quem, com toda certeza, temos à disposição um “seguro para chamar de seu” a espera de ser adquirido.

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