Com leitor de digital embutido, o produto oferece maior segurança contra fraudes, especialmente em compras físicas
A Valid, integradora de soluções seguras para ecossistemas de identificação, mobile e meios de pagamento, acaba de lançar o seu cartão biométrico, o primeiro com leitor de impressão digital do Brasil. Essa tecnologia oferece maior segurança contra fraudes e furto do cartão, por exemplo.
Com o cartão biométrico, basta posicionar o dedo sobre o sensor embutido e realizar compras via aproximação, a digital funciona como senha única para cada indivíduo. É possível cadastrar apenas duas digitais da mesma pessoa, portanto o cartão não pode ser compartilhado, reduzindo riscos de fraudes. O cartão também possui tecnologia anti-spoofing, que impede tentativas de uso com digitais falsas ou dedos mortos.
Segundo levantamento da Visa, a tecnologia tem grande aceitação no país, 73% dos brasileiros já utilizaram biometria para realizar ao menos um pagamento e 81% dos usuários a considera mais segura que outras formas de identificação. Além disso, o reconhecimento de impressão digital é visto como o método mais seguro e confortável por 63% dos consumidores.
Esse recurso se torna especialmente relevante no contexto em que cerca de 208 golpes de estelionato são registrados no Brasil a cada hora, conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o Nilson Report aponta que as perdas financeiras globais por fraudes em cartões de crédito podem chegar a 49 bilhões de dólares até 2030.
“O cartão biométrico chega para endereçar uma dor latente entre os consumidores brasileiros, os riscos de fraudes no uso do cartão físico. Hoje, em eventos de grande porte como shows e Carnaval, muitos tentam utilizar adesivos e outras identificações para diferenciar seus cartões e evitar esses golpes, por exemplo. Com a segurança biométrica, o cartão não funciona a não ser com a digital do titular. É mais um movimento da Valid para complementar seu portfólio de produtos com alta tecnologia de segurança”, comenta Cristina Bonafé, diretora executiva de Banking e Payments da Valid.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Fingerprint Cards AB, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de segurança biométrica e é capaz de garantir o seguro funcionamento da tecnologia aplicada nos cartões biométricos. A empresa é especializada em soluções de identificação, produzindo sensores de alta confiabilidade, que já estão presentes em smartphones, computadores, dispositivos de controle de acesso – como fechaduras inteligentes -, entre outros produtos.