Bradesco Seguros

Vendas de varejo devem recuar no período fevereiro-abril

O impacto da Inteligência Artificial na transformação do e-commerce e varejo/ Foto: Freepik
Foto: Freepik

As projeções de vendas do varejo IBEVAR – FIA Business School são de queda do volume comercializado tanto no conceito restrito, no qual se exclui veículos e material de construção, como no ampliado, onde esses segmentos estão considerados. A previsão é de recuo de 2,86% do varejo restrito e um pouco maior do ampliado, isto é, 3,26%.

Essa queda é mais preocupante por ser de forma disseminada considerando os segmentos classificados pelo FIBGE. De fato, apenas os segmentos de Alimentos (1,1%) e Supermercados (1,18%) mostram tendência positiva. Para todos os demais estima-se retrocesso, para alguns, quedas muito acima da tendência histórica: Livros e Revistas (-56,88%), Artigos de Uso Pessoal (-15,69%), Móveis e Eletrodomésticos (-13,85%), Material de Construção (-4,87%), Tecidos e Vestuário (-4,67%), Veículos e Peças (-3,92%), Material de Escritório (- 3,89%), Combustíveis e Lubrificantes (-1,4%), Artigos Médicos e Farmacêuticos (-0,43%).

Segundo Claudio Felisoni, Presidente do IBEVAR e Professor da FIA Business School, “Esses resultados estão muito associados ao recrudescimento das pressões inflacionárias. Tal situação pode ser explicada pelas seguintes razões: fatores climáticos, gastos públicos, preço do petróleo e aquecimento da demanda (emprego e salário-mínimo)”, diz.

Total
0
Shares
Anterior
Semana no mercado financeiro: Expectativas, desafios e impactos políticos no Brasil e no Mundo
CNseg revisa projeções para economia e crescimento do setor de seguros em 2023 / Foto: Freepik

Semana no mercado financeiro: Expectativas, desafios e impactos políticos no Brasil e no Mundo

Confira análise de Álvaro Bandeira, coordenador da Comissão de Economia da

Próximo
6 empresas com soluções de IA para ficar de olho em 2025
Dicas essenciais para formar equipes de alta performance em Inteligência Artificial / Foto: Freepik

6 empresas com soluções de IA para ficar de olho em 2025

Pesquisa indica que 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em

Veja também