Resultado pesou para o Varejo total aumentar faturamento em 18,8%
As vendas presenciais durante a Cyber Monday, segunda-feira seguinte à Black Friday, registraram alta de 21,8% em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento do e-commerce cresceu 5,0%. No geral, o Varejo teve alta de 18,8%. A comparação foi feita entre o dia 2 de dezembro deste ano ante o dia 27 de novembro de 2023.
O resultado expressivo da Cyber Monday confirma a tendência de alta do Varejo verificada na Black Friday e no final de semana da Black Friday. O faturamento do comércio foi beneficiado porque a Cyber Monday caiu no início do mês, ao contrário do ano passado, quando foi no final de novembro. “A virada do mês, momento de pagamento de salários, costuma ser um período propício para o Varejo. Esse provavelmente foi um fator de peso para influenciar o desempenho observado na Cyber Monday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O setor com a maior variação positiva foi Supermercados e Hipermercados, que faturou 47,6% a mais do que no ano passado. Outros segmentos que se destacaram foram Alimentação (+31,8%), Drogarias e Farmácias (+24,4%), Vestuário (+20,0%), Recreação e Lazer (+19,3%) e Cosméticos (+14,9%).
Regiões
Considerando apenas as vendas presenciais, o resultado observado em cada região do país foi: Sul (+23,9%), Centro-Oeste (+22,8), Nordeste (+22,1%), Norte (+22,0%) e Sudeste (+20,9%).
Entre as unidades federativas, os destaques foram Santa Catarina (+26,7%), Rio Grande do Sul (+24,3%), Bahia (+22,9%), Rio de Janeiro (+22,8%), Distrito Federal (+22,3%), Pernambuco (+21,7%), Pará (+21,7%), Paraná (+21,4%), São Paulo (+21,2%) e Goiás (+20,0%).
Sobre o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.