Oportunidades do programa XP Future são voltadas a pessoas em início de carreira, sem necessidade de experiência prévia na área financeira; Região sudeste concentra 71,73% dos investimentos de pessoas físicas em todo o Brasil
O sudeste do Brasil concentra 71,73% dos investimentos de pessoas física na bolsa de valores, a B3. Em São Paulo são mais de dois milhões de investidores com mais de R$ 238 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de setembro. Para impulsionar a economia da capital e apoiar profissionais no início da carreira, a XP, líder no segmento de investimentos no Brasil, abriu inscrições para o programa “XP Future” que deve capacitar profissionais iniciantes para se tornarem assessores e iniciarem uma jornada de crescimento no mercado financeiro.
“O assessor de Investimentos desempenha um papel fundamental no nosso negócio, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção. O assessor é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e particularidades e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, explica Júlio Mello, Head de Canais Diretos da XP Inc.
O momento otimista do mercado com o início do ciclo de corte de juros, o crescimento das plataformas independentes, e o gap de profissionais dedicados a assessoria dos investimentos, atraem pessoas que buscam um segmento promissor, com oportunidades até para aqueles que não têm conhecimento sobre o mercado financeiro.
Apontada como a profissão do futuro no segmento, a atividade do Assessor de Investimentos (AI) se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Até o mês de setembro, o sudeste do País registrava 15.242 AIs, 62,4% do total de assessores em todo o Brasil, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras (ANCORD), com muitas oportunidades para entrantes.
Luiza Ribeiro, Head de Gente da XP Inc, explica a motivação na busca por jovens talentos e de que forma direcionam a carreira dos novos assessores. “O XP Future foi estruturado para funcionar como o ponto de partida desses novos profissionais e nos permite moldar os especialistas do futuro com alto padrão de qualificação. Aqui oferecemos uma trilha completa de aprendizagem técnica e comercial assim como direcionamento da carreira, identificando as principais aptidões e preferências particulares que contribui para o crescimento almejado dentro da rede”.
Fortes habilidades de comunicação, perfil comercial, morar na cidade de São Paulo, interesse em aprender sobre o mercado financeiro e graduação superior completa ou em andamento são alguns dos requisitos para a inscrição no processo seletivo. Os interessados em participar devem se cadastrar no site da formação e passar pelas etapas de testes online.
A carreira de assessor de investimentos é uma das que mais cresce nos últimos anos e no Brasil essa indústria ainda está se desenvolvendo. De acordo com dados recentes da Oliver Wyman os Estados Unidos, maior mercado de investimentos do mundo, concentra mais de 17 mil escritórios e 300 mil IFAs, os Assessores de Investimentos. Se o mercado brasileiro mantiver o crescimento de profissionais no mesmo ritmo do último ano, a expectativa é de ultrapassar os 32 mil assessores certificados pela ANCORD até 2025.
XP Future
Para se inscrever no XP Future não é necessário conhecimento prévio sobre investimentos, já que o programa conta com especialistas do mercado preparados para formar novos assessores. Ao final da imersão inicial, os aprovados estão aptos para realizar a prova de certificação da ANCORD, qualificação necessária para exercer a profissão.
As inscrições para o processo seletivo em São Paulo estão abertas e os interessados devem se cadastrar até o dia 13 de novembro, no site https://grnh.se/4b9cc9d82us. A seletiva será feita a partir de entrevista com os candidatos.