Zenvia amplia estratégia de experiência do cliente com nova camada de integração de dados

Foto: Gilsinei Hansen, VP de Negócios e Marketing da Zenvia / Divulgação
Foto: Gilsinei Hansen, VP de Negócios e Marketing da Zenvia / Divulgação

Evolução da Zenvia Customer Cloud conecta sistemas, centraliza informações e otimiza jornadas de atendimento, vendas e suporte em diversos setores

A Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), empresa que habilita empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores, acaba de evoluir sua solução core Zenvia Customer Cloud com uma integração de dados que combina CDP (Customer Data Platform) nativa, inteligência artificial e gestão e operação de toda a experiência dos consumidores, trazendo aos clientes o acesso a funcionalidades que contribuem para aumentar vendas, ampliar a eficiência e melhorar a qualidade do atendimento. 

De acordo com Gilsinei Hansen, VP de Negócios e Marketing da Zenvia, a evolução da Zenvia Customer Cloud redefine o foco da área comercial. “Nossa base de clientes é sólida e fiel, com empresas que estão conosco há anos. Nosso objetivo agora é expandir a oferta de valor, oferecendo essa integração de dados com CDP nativa, que será fundamental para aumentar a receita de nossos clientes, ao mesmo tempo em que a qualidade dos atendimentos melhora”,  afirma.

A Zenvia Customer Cloud, lançada no ano passado, já possui mais de 5,7 mil clientes ativos e registrou receita entre R$ 180 e R$ 200 milhões em 2024, o que representou quase 21% da receita total da empresa no período, de R$ 959,7 milhões.

A integração

Combinando dados via Customer Data Platform (CDP) nativa e integrando-se a ERPs, CRMs e outras fontes relevantes, a Zenvia Customer Cloud possibilita atendimento, vendas e suporte unificados, visão 360° do consumidor, inteligência acionável e jornadas otimizadas com IA e automações.

“A Zenvia Customer Cloud nasce conectada, mas essa evolução reforça nosso compromisso com o futuro da experiência do cliente. Com dados integrados, contribuímos ainda mais para o sucesso das operações de Customer Experience, unindo múltiplas soluções em uma jornada fluida, inteligente e personalizável”, conta Lilian Lima, CTO da Zenvia.

O diferencial da solução está na combinação de uma CDP nativa com uma camada robusta de inteligência artificial. No mercado, essas soluções costumam ser oferecidas separadamente – empresas especializadas em CDP e outras focadas apenas em canais ou atendimento.

Com a nova camada de integração, clientes da Zenvia poderão:

Marketing

  • Correlacionar objetivos de negócio com geração de campanhas com segmentação automática e personalizável.
  • Gerar insights e automações baseadas na compreensão do comportamento do cliente com relação à preferência de canal e formato;
  • Ativar ações no timing certo e com retroalimentação das estratégias de comunicação.

Vendas

  • Ter clareza sobre os itens mais rentáveis para o negócio e aumentar receita ao focar nos produtos certos.
  • Maior alinhamento entre time comercial, marketing e gestão de estoque.
  • Fornecer ao time de vendas resumos inteligentes e gestão 360 do cliente com um clique;
  • Apoiar os times comerciais com dados em tempo real para conversas mais assertivas, oferecendo inteligência sobre produtos e perfil do cliente;
  • Otimizar conversão por gestão simplificada e unificada de catálogos de produtos.

Atendimento / Relacionamento

  • Usar chatbots e agentes de IA para um atendimento mais próximo e eficiente;
  • Habilitar nutrição automatizada de clientes por meio de agentes autônomos e, do onboarding ao pós-venda;
  • Otimizar o relacionamento com parceiros de revenda ou distribuidores;
  • Automatizar réguas de cobrança com dados integrados do ERP.

Casos de uso

Na prática, integrar os sistemas de gestão à Zenvia Customer Cloud pode beneficiar diversos segmentos. 

No Varejo, contribui para a recuperação de carrinhos abandonados com a identificação automática do status ‘aberto’ do pedido. A partir daí, é possível configurar um agente inteligente para disparar mensagens personalizadas – no melhor horário – via WhatsApp, SMS ou e-mail, com descontos exclusivos ou frete grátis. Ganha o cliente, que fica satisfeito com vantagens únicas chegando no melhor momento, e ganham as empresas, com aumento da taxa de conversão e maior engajamento dos consumidores.

No setor hoteleiro, torna possível que agentes inteligentes segmentem automaticamente hóspedes que não realizaram uma nova reserva em um período determinado (seis meses, por exemplo), para que recebam campanha automatizada, via WhatsApp ou e-mail, com benefícios exclusivos na próxima estadia, como voucher de translado, upgrade de quarto ou desconto exclusivo. A ação gera aumento das reservas diretas, redução da dependência e dos custos de agências online, otimização da taxa de ocupação – principalmente na baixa temporada, fortalecimento do relacionamento com o cliente – que se sente valorizado e lembrado, e crescimento do LTV (Lifetime Value), uma vez que hóspedes que retornam tendem a gastar mais e se tornarem promotores da marca.

Para as instituições de ensino é aliada no reengajamento de alunos inativos e na redução da evasão escolar. Isso é possível porque a integração com a Zenvia Customer Cloud permite que os dados da contratação e da frequência do aluno estejam disponíveis e acionáveis, com o envio automatizado de lembretes de aulas, materiais complementares e convites para tutoriais personalizados, além do direcionamento para um atendente humano, se necessário. 

No universo das seguradoras, funciona como aliada no acompanhamento proativo do cliente, aumentando as taxas de renovação de apólices com o envio de mensagens automáticas com lembretes de renovação, simulação personalizada da nova vigência com base na apólice anterior e possibilidade de concluir o processo via chatbot no WhatsApp ou com apoio de um agente humano. Os resultados imediatos são: aumento no índice de renovações e redução no custo de aquisição de novos clientes.

E se o objetivo é fidelizar para a compra e investimento em imóveis, a nova camada de integração da Zenvia Customer Cloud oferece segmentação inteligente às construtoras para que consigam manter relacionamento de médio e longo prazo com os clientes, aumentando o índice de recompra e upgrade, reduzindo o número de imóveis sem oferta fomentando a fidelização de consumidores estratégicos. Isso é possível porque agentes inteligentes classificam automaticamente os potenciais compradores com base em frequência, valor de compra e recência para definição de jornadas personalizadas por segmento (ex.: investidores recebem lançamentos VIP; famílias recebem ofertas de upgrade; imobiliárias recebem materiais exclusivos). E os agentes ainda servem ao time de Marketing para adaptação das campanhas, com envio personalizado e automatizado via WhatsApp, e-mail e SMS.

Já no segmento Financeiro, beneficia especialmente as cobranças de parcelas atrasadas sem comprometer a experiência do cliente. Integrada à Zenvia Customer Cloud, as instituições financeiras podem disparar lembretes inteligentes antes do vencimento e automatizar cobranças ativas, com personalização por data, valor ou perfil, oferecendo opções de pagamento, renegociação ou parcelamento, com o uso de chatbot para negociação imediata. Em um País onde quase 80% das famílias estão endividadas, é um ganho tanto para as empresas do setor quanto para os clientes, que podem ter alternativas mais interessantes para sair do vermelho.

“Estamos ajudando nossos clientes a transformar dados desconectados em decisões inteligentes e resultados concretos. Essa camada de integração inaugura uma nova fase da Zenvia Customer Cloud: a solução passa a potencializar negócios desde a base, usando dados como ponto de partida para inovação”, destaca Hansen. “Ao conectar o ERP à Zenvia Customer Cloud, o cliente poderá automatizar jornadas com base no comportamento real do consumidor, ganhando agilidade, eliminando tarefas manuais e tomando decisões com dados confiáveis e atualizados. Essa integração tem potencial para se tornar o núcleo da operação de todos os nossos clientes”, conclui o executivo.

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