ZF é a primeira e única empresa da América do Sul a produzir localmente câmeras frontais inteligentes para assistência avançada à condução
A ZF, líder global em câmeras inteligentes, tecnologias de direção automatizada do nível L2/L2+ e referência em mobilidade e segurança veicular — anuncia a nacionalização de duas gerações de câmeras frontais inteligentes voltadas aos sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista). A produção local das gerações de câmeras 3.5 e 4.8, consolidam o Brasil como plataforma estratégica para o desenvolvimento e fabricação de tecnologias avançadas de segurança veicular e representam um marco inédito para a indústria automotiva sul-americana.
“Essa é uma iniciativa de grande relevância para o setor automotivo regional. Nacionalizar as câmeras frontais inteligentes é um passo que reafirma o compromisso da ZF com a inovação, segurança e desenvolvimento industrial na América do Sul. Estamos trazendo tecnologias globais da nossa empresa, com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas locais”, afirma Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.
De acordo com o executivo, o investimento de 35 milhões de reais na nova linha contou com incentivos do Programa Mover e permitirá à ZF expandir sua presença no fornecimento de tecnologias ADAS para montadoras locais e regionais, favorecendo o avanço da segurança veicular e da mobilidade inteligente no continente. Segundo o executivo, o projeto de nacionalização está alinhado à estratégia global da ZF de atuação “local para local”, que combina a força de uma empresa presente em mais de 30 países, com operações regionais adaptadas às necessidades específicas de cada mercado.
Tecnologias alinhadas com os requisitos globais de segurança veicular
“A decisão de nacionalizar as câmeras frontais inteligentes responde à crescente demanda por soluções ADAS e à evolução dos protocolos do Latin NCAP. Inicialmente, a produção atenderá contratos já firmados com montadoras instaladas no Brasil, com possibilidade de expansão para toda a América do Sul”, destaca Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul. Ele destaca ainda que globalmente, uma a cada três câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo são da ZF.
A ZF inicia a produção nacional da geração 3.5 da câmera frontal inteligente neste mês de outubro, na unidade de eletrônicos da ZF em Limeira (SP). A localização da geração 4.8 está prevista para ocorrer em 2026.
Diferentes gerações permitem flexibilidade para projetos de clientes
A Câmera Frontal Inteligente 3.5 marca um avanço significativo nas tecnologias ADAS da ZF. Equipada com sensor de 1.3 megapixel, oferece campo de visão de 52° e alta taxa de atualização de 36 frames por segundo, garantindo respostas rápidas e maior segurança em tempo real. Com alcance de detecção de até 150 metros para veículos e 70 metros para pedestres, esta tecnologia é ideal para aplicações como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e identificação de sinais de trânsito, inclusive em condições noturnas.
Com a geração 3.5 é possível prover outras funcionalidades ligadas a conforto, como acionamento de farol alto automático, como forma de ampliar o campo de visão do condutor. A tecnologia também consegue baixar o farol para não ofuscar a visão de outros condutores à frente ou que estejam na direção contrária. É possível ainda agregar o reconhecimento de placas de velocidade. Isso pode auxiliar o condutor a seguir de forma segura uma viagem em rodovias com diferentes limites de velocidade.
Já a geração 4.8 da câmera frontal inteligente traz avanços significativos em desempenho, segurança e inteligência embarcada. Com campo de visão ampliado para 100°, maior capacidade de memória e processamento, o modelo incorpora funcionalidades avançadas como o Controle Adaptativo de Cruzeiro, reconhecimento de semáforos, detecção de buracos na pista, centralização de faixa, função “chofer” voltada à assistência em tráfego lento, detecção de bicicletas e pedestres cruzando a via, além da fusão de dados com radares para aprimorar a identificação e classificação de objetos. Com sensor de 1.7 megapixel e mantendo a taxa de 36 frames por segundo, essa geração de câmera alcança 170 metros para detecção de veículos e 70 metros para pedestres, oferecendo mais robustez em ambientes urbanos e em situações de tráfego intenso. A 4.8 atende com eficiência aos requisitos crescentes de segurança definidos por órgãos reguladores como o Euro NCAP e o Latin NCAP.
Ambas as gerações de câmeras que a ZF traz para produção no Brasil representam flexibilidade para os projetos e estratégias das montadoras na região, além de um novo salto em desempenho e segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
De acordo com o executivo, “o Latin NCAP vem aumentando gradativamente as exigências em seus protocolos de segurança. A quarta e atual fase (2020–2025) incorpora testes para sistemas ativos como frenagem automática de emergência (AEB), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistência de permanência em faixa (LKA) e proteção de pedestre. A próxima fase, prevista para 2026–2029, deve se alinhar ainda mais ao padrão Euro NCAP 2019, tornando os critérios de avaliação de segurança ainda mais rigorosos”, explica.
A empresa prevê produzir 900 mil unidades ao ano e a implantação da produção das duas gerações de câmeras, intensificando o foco em desenvolvimento e industrialização de tecnologias de ponta no Brasil.
Tabela comparativa
Funções
|
Câmera Frontal 3.5 | Câmera Frontal 4.8 |
Imagem em Pixels
|
1.3 MP | 1.7 MP |
Ângulo de Visão Horizontal | 52° | 100° |
Quantidade de Frames
|
36 frames/segundo | 36 frames/segundo |
Detecção de Faixa | 150 m | 170 m |
Produção de componentes eletrônicos para aplicação automotiva é única na região
Com estrutura modular e flexível, a unidade da ZF em Limeira é a única do Brasil dedicada à produção de eletrônicos voltados à segurança veicular. Graças à sua modularidade e flexibilidade, tem potencial para atender localmente as demandas de seus clientes e expandir com facilidade para produzir novas tecnologias, como é o caso das câmeras frontais inteligentes. Desde 2013, já produziu mais de oito milhões de unidades eletrônicas para sistemas de freio, direção e airbags. Com a inclusão das câmeras inteligentes, a planta amplia sua vocação como referência em inovação no continente.
“Com a nacionalização das câmeras 3.5 e, ao longo de 2026, das versões 4.8, damos um salto histórico no desenvolvimento do ecossistema automotivo brasileiro. Estamos posicionando o Brasil como referência em segurança ativa, direção assistida e automação veicular na América do Sul”, comenta Carlos Delich.
Veja vídeo da produção das novas câmeras frontais aqui