Zoox Smart Data lança plataforma de análise de risco e precificação para o mercado de seguros

Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox / Foto: Divulgação
Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox / Foto: Divulgação

Ferramenta de inteligência de dados tem eficiência 37% maior que outras ferramentas do mercado e pode aumentar em 13% o EBITDA das seguradoras

Os dados transformam as empresas e, segundo o relatório “The data-driven enterprise of 2025” da McKinsey, eles farão parte de praticamente todas as decisões, interações e processos nas empresas. Essa visão é facilmente aplicável para o mercado de seguros e, com essa oportunidade em vista, a Zoox Smart Data acaba de lançar uma plataforma de análise de risco e precificação para o mercado de seguros que oferece uma função inédita e inovadora para o mercado: o monitoramento e mapeamento de riscos de enchentes em todo território nacional. A ferramenta ajudará as seguradoras a estruturarem melhor seu negócio, analisar os potenciais riscos de cada caso e a valorizar seu negócio.

“O fato isolado de uma empresa ter ou gerar dados não é algo que gera resultados espontaneamente. Entramos como parceiros das organizações para ajudá-las a encontrar, organizar e aproveitar os melhores dados”, disse Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data. “É o mesmo para o mercado de seguros, que historicamente já tem muitos dados. Nosso objetivo é ajudar as seguradoras a encontrarem as melhores maneiras de se aproveitarem disso”.

Dona de uma das melhores bases de dados do mercado, a ferramenta também apresenta outras funcionalidades para ajudar ainda mais as seguradoras em seus serviços, como: scores de riscos, antifraude & lavagem de dinheiro e análises & monitoramento abrangente de risco. O lançamento oficial para o mercado foi durante o CQCS insurtech & innovation 2023, o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina, nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo (SP). Parte importante da apresentação será mostrar que as empresas que aderem ao serviço da Zoox tem uma eficiência 37% maior que outras ferramentas do mercado, mais de 200 variáveis de dados, 20% de aumento na precisão dos scores de risco e até uma maximização de 13% no EBITDA.

Para conseguir obter os dados e realizar as análises dos potenciais clientes, basta a empresa digitar o CPF , que gerará um score de risco preciso, contribuindo com a realização de um onboarding mais rápido e otimizado. Com as funções de diligência prévia é possível realizar análises automatizadas de fornecedores, corretores, parceiros e segurados, utilizando dados como quadros societários e de administradores (QSAs), situação cadastral e processos judiciais. Além disso, ela também contribui na identificação de  possibilidades de fraudes em sinistros por meio de scores personalizados.

Visando evitar prejuízos financeiros relacionados a fraudes e lavagem de dinheiro, a plataforma é equipada com ferramentas que possibilitam análise e monitoramento abrangente de riscos, realizando, por exemplo, diligências no ciclo completo do segurado e conhecendo seus clientes profundamente. Assim, é possível identificar pessoas politicamente expostas, listas restritivas, estruturas societárias, grupos econômicos e outras relações, identificando possíveis conexões com listas de risco personalizáveis. “Nossa ferramenta faz com que as seguradoras consigam manter um monitoramento contínuo de empresas e pessoas, recebendo alertas imediatos diante de atividades suspeitas ou incomuns”, afirmou Albuquerque. “Com todas essas ferramentas em mãos, torna-se mais fácil a empresa garantir sua saúde financeira, tomar decisões ágeis e economizar o tempo que seria gasto com o monitoramento manual”, completou.

Plataforma de precificação da Zoox / Divulgação
Plataforma de precificação da Zoox / Divulgação

Outras informações sobre a nova plataforma podem ser encontradas neste endereço.

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