No dia internacional da mulher, conheça mais de 20 mulheres empreendedoras com histórias inspiradoras

No dia internacional da mulher, conheça mais de 20 mulheres empreendedoras com histórias inspiradoras / Foto: LinkedIn Sales Solutions / Unsplash Images
Foto: LinkedIn Sales Solutions / Unsplash Images

Inserção da mulher no mercado de trabalho tem apresentado evolução nos dados ao longo das últimas décadas

O dia 8 de março é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher, data responsável por dar reconhecimento à luta feminina por igualdade. O ambiente de trabalho, por exemplo, é um dos cenários onde a diferença de gênero se torna mais explícita. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, estima-se que 53,2% da população feminina esteja empregada ou em busca de emprego, enquanto esse número na população dos homens alcança os 72,6%.

Ainda que o público feminino enfrente dificuldades no universo do empreendedorismo, a inserção da mulher no mercado de trabalho tem apresentado evolução nos dados ao longo das últimas décadas. Segundo o Sebrae, as mulheres empreendedoras representam hoje 34% dos negócios do país, número que não para de crescer. Outra notícia positiva é que o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a presença feminina no mercado de trabalho chegará a 64,3% até 2030.

Elas estão ingressando em ambientes antes considerados fundamentalmente masculinos e em setores como marketing, saúde e comunicação, a presença feminina é ainda mais expressiva. Por conta dessas profissionais que colocam em xeque os preconceitos sociais, os setores vêm se transformando cada vez mais e elas ocupam o espaço de referência para as futuras gerações de mulheres.

Em meio às dificuldades, histórias que inspiram. Elencamos 22 mulheres que inovaram no empreendedorismo e são fundadoras e/ou CEOs no cenário nacional.

1- Lívia Brandini, CEO e fundadora da Kultua

Empreendedora apaixonada por Transformação Cultural, Gestão de Mudança, Inovação e Alta Performance, Lívia Brandini é Consultora Sênior em Gestão de Mudança, Pessoas & Cultura, Founder Institute Graduate & Mentora, CEO e fundadora e CEO da Kultua, pioneira em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e suas consultorias parceiras.

Formada em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), ela é entusiasta da tecnologia nos processos de transformação empresarial, tem mais de 8 anos de experiência em gerenciamento de projetos e consultoria lean no segmento de serviços industriais diversificados em multinacionais alemãs, como ThyssenKrupp e KAEFER.

2- Gabriela Toribio, Managing Director da Wayra

Gabriela Toribio é managing director da Wayra, um dos principais CVCs (Corporate Venture Capital) do Brasil, Também é professora da Fiap, onde leciona sobre empreendedorismo e fundadora da Alimentos da Vila, empresa cujo objetivo é expandir o acesso à alimentação saudável. Já foi head de Venture Capital da Companhia Siderúrgica Nacional e na Wayra lidera os investimentos em inovação e tecnologia em startups early stage. Também está à frente do desenvolvimento do Vivo Ventures, fundo da Telefónica para investimento em empresas de estágio de amadurecimento mais avançado, que conta com R$350 milhões disponíveis para os próximos três anos.

3-Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics

Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 17 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência.

4- Jéssica Martins, CEO e fundadora da People Academy

Jessica Martins é psicóloga que atua há mais de 12 anos na área, influenciadora, idealizadora e apresentadora do RH Cast, e CEO e fundadora da People Academy. Além disso, foi curadora, âncora e líder do RH Summit por 5 anos, tendo impactado a vida de mais de 400 mil pessoas com seus conteúdos sobre gestão, liderança, processos e carreira em RH e outros temas relacionados à empresas de diferentes portes e segmentos.

People Academy é a primeira edtech focada em desenvolver os profissionais de RH do Brasil. Por meio de conteúdos voltados para pessoas em todas as etapas das carreiras em Recursos Humanos – de iniciantes à liderança – a escola tem a missão de formar especialistas em pessoas que transformam negócios. A fundadora Jessica Martins é formada em Psicologia e acumula mais de 12 anos de experiência em RH, já tendo passado por projetos como RH Summit — maior evento de RH da América Latina no qual foi líder, âncora e curadora durante cinco anos — e sendo criadora e apresentadora do maior podcast de RH do Brasil, o RHCast.

5- Andrea Miranda, CEO e fundadora da STANDOUT 

Andrea é Cientista de Computação com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Graduada em Ciência da Computação na USP e Pós-Graduada em Automação e Informática Industrial na USP. Andrea foi Analista de Sistemas no Bradesco durante 3 anos e gerente de Tecnologia de Informação na agência de publicidade americana Havas Worldwide.

Andrea é CEO e cofundadora da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, e lidera a empresa no planejamento de estratégias para aquisição de parcerias, na criação e implementação da solução. A martech é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. Hoje, são mais de 300 grandes comércios digitais parceiros com potencial para intensificar as vendas e inclui companhias como Pão de Açúcar, Amazon, Droga Raia e Casas Bahia.

6- Carine Roos, CEO da Newa

Socióloga pela Universidade de Brasília e em Comunicação Social pelo Centro Universitário UniCEUB, Carine Roos é especialista em liderança feminina há mais de 15 anos e certificada pelo Programa Executivo de Liderança Feminina da Columbia Business School. Foram mais de 12 mil mulheres impactadas em vivências, seja pela Escola Elas, Upwit Consultoria ou pela MariaLab, e diversos outros movimentos que ajudou a fundar. Além disso, mais de 2 mil mulheres mentoras que hoje estão mais seguras, mais estratégicas, mais coerentes e consistentes com a sua história e com a sua essência.

Além do seu trabalho com mulheres, Carine também foi consultora de instituições voltadas à tecnologia, comunicação e Direitos Humanos, como o Comitê Gestor de Internet (CGI.br), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a UNESCO, o UNICEF, o Ministério da Saúde entre outros. Atualmente é CEO da Newa, empresa que tem como missão apoiar pessoas e líderes no desenvolvimento de uma nova mentalidade comprometida com a equidade de gênero e suas intersecções por meio de um conteúdo prático e vivencial para a construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros.

7- Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food

A engenheira de alimentos Alcione Pereira é CEO e fundadora Connecting Food – primeira foodtech de impacto social que trabalha na gestão inteligente de doação de alimentos excedentes. A profissional, que é Mestre em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em Gestão Empresarial, se dedica há mais de 20 anos a estudar a alimentação e seus processos de distribuição.

Como fundadora da Connecting Food, pioneira na aplicação de tecnologias para aumentar a eficiência da redistribuição de alimentos, ela se dedica às discussão sobre práticas para a redução do desperdício de alimentos e como redirecionar os alimentos que ainda são bons para consumo, porém perderam seu valor comercial, o que pode ser uma estratégia para mitigar a fome no país. Fundada em 2016, a Connecting Food já distribuiu cerca de 8 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 15 milhões de refeições na mesa de brasileiros. Atualmente, a foodtech atende 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em 129 cidades de 21 estados do país.

8- Karina Rehavia, CEO da Ollo

Karina Rehavia é CEO e Founder da Ollo. Empreendedora e líder empresarial de sucesso com trajetória comprovada em serviços de inovação no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, China e Emirados Árabes Unidos. Em seus mais de 20 anos de carreira, Karina teve a honra de contribuir com a criação e o desenvolvimento de iniciativas para algumas das mais importantes organizações mundiais nas áreas de desenvolvimento internacional, administração e liderança de negócios de larga-escala.

Na Ollo, investiga o futuro do trabalho e os novos ecossistemas profissionais, ajudando empresas e talentos independentes a navegar os desafios e oportunidades da economia open talent. A startup é líder no mercado de contratação e curadoria de talentos e é uma das mais sólidas plataformas globais de talentos profissionais. Só no último ano, a empresa viu faturamento, receita, time e número de clientes dobrar. De quebra, expandiu a presença comercial para três novos países: Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Portugal – além do Brasil, a Ollo também já atuava comercialmente nos Estados Unidos.

9- Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures

Itali Collini é economista, Investidora Anjo e Diretora na Potencia Ventures, grupo de investimento voltado para negócios com impacto social. Com 10 anos de mercado financeiro na sua bagagem profissional, a profissional também tem experiência com empreendedorismo social, pois co-fundou o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade da FEA-USP em 2014, a startup Incluser de conteúdo e palestras para grandes empresas sobre Diversidade e Inclusão em 2017, e o Feminismo Financeiro em 2018, em que foi publicado o livro #QueroSerEufrasia, sobre a vida da primeira brasileira a investir na bolsa de valores, no Kindle.

Atualmente, como investidora anjo, Itali seleciona startups fundadas por mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência que construam soluções para mercados promissores e usuários sub atendidos. Como investidora de Venture Capital na Potencia Ventures, a profissional escolhe startups com impacto em educação ou empregabilidade para receber investimento em rodadas Semente (Seed) e Série A (Series A). E, como mentora e educadora, Itali ajuda empreendedores a entender como e quando captar investimento nos estágios iniciais, além dos tipos de recursos compatíveis com cada negócio.

10- Diandra Ribas, COO da 3C Plus

Com mais de 10 anos de experiência em marketing digital para SaaS, Diandra Ribas é COO e sócia da 3C Plus, empresa que oferece um sistema de soluções em comunicação para empresas. Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing Digital, Diandra se destaca em um setor pouco explorado no mercado e que costuma ser predominantemente dominado por homens. A carreira de Diandra é marcada pela “rebeldia”, quando ela decidiu ir contra tudo o que seus pais esperavam e seguiu um caminho diferente.

Sua trajetória na 3C Plus começou em 2015 como analista de processos. De lá para cá, Diandra sempre se agarrou em um valor que foi determinante para alcançar os resultados que tem hoje: sempre entregar o melhor e ter uma boa relação com as pessoas.

11- Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e profissional com mais de 30 anos de experiência na área de RH. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos – possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.

12 – Ana Correa, sócia fundadora e diretora de produto da Taqe.

Ana Correa é sócia fundadora e Diretora de Produto na TAQE, plataforma de recrutamento e seleção digital. Ana é comunicadora social – jornalista, com uma carreira focada em comunicação digital, impacto social e inovação colaborativa. Faz parte da Taqe desde 2016, já teve passagens por diversas áreas, como marketing, Customer Success e atualmente é Diretora de Produto.

13- Andreza Maia, co-fundadora do Futuros Possíveis.

Andreza Maia é empreendedora, especialista em inclusão com foco em tecnologia, inovação e comunicação inclusiva, Linkedin Top Voice e Creator.

Como influencer corporativa, palestrante e uma das vozes mais relevantes nas temáticas de inclusão e ESG no Brasil, já impactou mais de 6 milhões de pessoas somente em 2022.

Com mais de uma década de experiência em Recursos Humanos, atuou em várias das mais relevantes empresas do Brasil. Hoje, é especialista sênior de desenvolvimento organizacional com foco em inclusão na maior foodTech da América Latina. É Cofundadora do observatório de futuros inclusivos – Futuros Possíveis e conselheira na Fumsoft.

14- Angelica Mari, co-fundadora do Futuros Possíveis

Angelica Mari é jornalista especializada em tecnologia e inovação com duas décadas de experiência, com trabalhos publicados em veículos nacionais e internacionais como Bloomberg Línea, Financial Times e outros. Comentarista do Digital Planet, programa do BBC World Service e colaboradora sênior da Forbes.com. Fundadora da Content-e, boutique de conteúdo corporativo digital, articuladora de iniciativas para a inclusão de grupos sub-representados em contextos de tecnologia emergente. Atualmente, cursa mestrado em cyberpsicologia no Dún Laoghaire Institute of Art, Design and Technology, na Irlanda.

15- Beatriz Bevilaqua, co-fundadora do Futuros Possíveis

Beatriz Bevilaqua é jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo em diferentes formatos. Seus artigos podem ser encontrados no MIT Technology Review, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo, Estado de Minas e Economia SC. Em 2013 foi condecorada pelo Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, em Curitiba, pelo Sindijor PR e em 2019 e 2021 eleita a Melhor Profissional de Imprensa do Brasil, na cobertura sobre inovação, pelo Startup Awards – maior premiação do ecossistema de startups da América Latina.

16– Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude.

Tatiana Pimenta é formada em ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho. Atualmente, faz parte do time de LinkedIn Creators, host e idealizadora do podcast Terapeutizados e empreendedora premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative. Além de ter cursado MBA na Insper e finanças na IBMEC, a executiva tem formação em Engenharia Civil pela UEL.

Após mais de 10 anos de experiência no setor de construção, área da sua primeira formação, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde em parceria com Everton Höpner, funda a Vittude, empresa que oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online.

17- Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria

Nara Iachan é fundadora e CMO da Cuponeria, a primeira e mais completa plataforma de cupons de descontos do Brasil. Com 11 anos de pioneirismo no nicho e cerca de um milhão de cupons emitidos por mês, a plataforma tem ajudado os brasileiros a economizarem todos os dias. Atualmente a startup conta com mais de 7 milhões de usuários e mais de 2 mil empresas parceiras, entre elas Marisa, Shopee, Banco Bari e Elo.

Nara (Forbes Under 30) é formada em Economia pela UFRJ e possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ. Apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação, Nara valoriza a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas e gerar mudanças no mercado. Após trazer o conceito de cupons de desconto para o Brasil, agora a empreendedora também atua levando a tendência americana de clubes de vantagens a grandes empresas como Elo, Bradesco e Banco Bari, impactando mais de 20 milhões de pessoas com benefícios.

18– Mariana Achutti, CEO e fundadora da SPUTNiK

Mariana Achutti é fundadora e CEO da SPUTNiK, uma das maiores escolas corporativas do Brasil. A empreendedora atuou durante anos como gestora da Perestroika, escola de atividades criativas, destacada como “uma das nove empresas da nova economia brasileira” e em 2014, empreendeu, criando a SPUTNiK, braço In Company da Perestroika. Ao longo desses anos, Mari, junto a sua empresa, vem ajudando a provocar mudanças no universo corporativo através de uma educação criativa e disruptiva, gerando conhecimento a respeito de novas perspectivas e possibilidades educacionais. Desde então, já impactou mais de 81 mil pessoas e 382 empresas como Google, Facebook, Globo e Ambev.

Recentemente a escola lançou um report inédito com 3 MACROTENDÊNCIAS para a aprendizagem corporativa.

19- Helena Prado, sócia fundadora e Chairwoman da PinePR

Helena Prado é mãe da Alice, de 6 anos, Chairwoman e sócia fundadora da PinePR, agência de PR especializada no atendimento de scale-ups e empresas de tecnologia e inovação com atuação dentro e fora do Brasil. Com MBA Executivo pela FIA, acumula mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa para empresas internacionais, multinacionais e locais em segmentos como tecnologia, entretenimento, negócios, política e varejo. Atualmente lidera o time de comunicação externa e marca da EY. Em 2018, pela FIA, fez parte do primeiro time brasileiro a conquistar o terceiro lugar na maior competição de Business Cases do mundo, no Canadá.

Além de representar o empreendedorismo feminino no mercado, Helena também apoia a iniciativa dentro da empresa, com um time majoritariamente feminino e 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, e fora, por meio do apoio ao ecossistema do empreendedorismo feminino através de parcerias de longa data com clientes como a Vittude.

20- Priscilla Erthal, sócia e co-fundadora da Organica

Publicitária e um dos grandes nomes do varejo online, Priscilla teve sua marca sempre diretamente associada a duas coisas: primeiro, ao crescimento exponencial das empresas pelas quais passou, inclusive como conselheira.

Segundo, aos trabalhos desenvolvidos nas áreas de e-commerce, marketing digital e varejo. Atuando na área digital desde a época de estudante universitária, acumulou experiências ao trabalhar em grandes empresas como Hotel Urbano, Netshoes e B2W.

Foi eleita a melhor profissional da categoria Varejo em 2014, pelo E-commerce Brasil. Atualmente, é também professora do MBA de Marketing, Branding e Growth da PUCRS, professora convidada da pós-graduação da FGV e mentora Endeavor.

Com o propósito de contribuir com companhias que estão em busca de avanço exponencial e sustentável, Pricilla foi contagiada pela ideia de empreender. Foi assim que se tornou sócia e co-fundadora da Organica.

21- Aline Goulart – Sócia-Diretora da Semente 

Alline Goulart é sócia-diretora da Semente, e apoia a organização no desenho e estruturação da estratégia de crescimento a partir de inovação que valoriza a vida. A executiva é responsável pelas iniciativas de empreendedorismo feminino, construindo soluções de apoio a empreendedoras e lideranças mulheres.

22-Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam  

Natural de Mossoró-RN, Cammila Yochabell fundou em 2016 a Jobecam, referência em D&I, uma plataforma 100% digital que torna o processo seletivo mais diverso, justo e eficiente por meio da tecnologia de vídeo. A HRTech é pioneira em entrevistas anônimas por vídeo, a “The voice” da seleção, ajudando pessoas recrutadoras e gestoras na missão de reduzir vieses inconscientes na contratação de talentos.

“Aos poucos a gente percebe uma mudança na mentalidade de empresários, recrutadores e da sociedade civil em relação a tantos preconceitos, e são neles que habitam os vieses inconscientes, as interpretações prévias sobre o indivíduo quando é informado gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, entre outras características mais pessoais. É exatamente aqui que vamos continuar nosso trabalho junto às empresas sempre mostrando dinâmicas e ferramentas como o currículo anônimo, em que informações como nome, foto, idade e o bairro onde a pessoa candidata mora são inibidos, para a garantia de processos menos excludentes”, defende Cammila Yochabell, CEO da Jobecam.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
São Paulo vai receber maior festival colaborativo de criatividade do mundo
São Paulo vai receber maior festival colaborativo de criatividade do mundo / Foto: Léo Pinheiro / Divulgação

São Paulo vai receber maior festival colaborativo de criatividade do mundo

Interessados podem se inscrever gratuitamente no evento que acontece nos dias

Next
Painel do Sou Segura Summit aborda “o planejamento da longevidade”
Painel do Sou Segura Summit aborda "o planejamento da longevidade" / Foto: Rosane Mota / Arquivo Pessoal

Painel do Sou Segura Summit aborda “o planejamento da longevidade”

Especialistas abordaram os desafios da preparação para o futuro e para a melhor

You May Also Like