Bradesco Seguros

5 habilidades essenciais para os profissionais de logística

Foto: Chanaka/ Pexels
Foto: Chanaka/ Pexels

COO da Levo, Murilo Campos, aponta competências importantes para os interessados em ingressar ou se destacar dentro do mercado

O setor da logística é um dos mais importantes e estruturados dentro da economia brasileira hoje. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), a área movimenta anualmente cerca de R$ 1,5 trilhão e é composta por mais de 12 milhões de profissionais. Mesmo diante de números tão expressivos, a tendência é de que o segmento siga em franca expansão no Brasil.

Pensando nesse cenário, Murilo Campos, COO e fundador da Levo, companhia que fornece a principal solução de gestão operacional e financeira para operadores logísticos no Brasil, preparou 5 habilidades essenciais para os profissionais da área que pretendem progredir na carreira ou até mesmo ingressar no mercado logístico. Confira, a seguir:

Visão global e estratégica

Um profissional logístico invariavelmente precisa ter a capacidade de compreender e saber avaliar o trabalho desenvolvido dentro de toda a cadeia de suprimentos. De acordo com o especialista, quanto maior o nível de entendimento, melhor será o impacto e a eficiência das estratégias executadas.

“É imprescindível conhecer todas as etapas do processo, desde o fornecedor até o cliente final. Somente assim será possível se adaptar a diferentes problemas, identificar os riscos dos negócios e encontrar soluções para otimizar as tarefas”, detalha.

Organização e planejamento

A logística é um setor em que o índice de erros e imprecisões precisa sempre estar próximo a zero. Até por isso, fatores como organização e planejamentos assertivos são fundamentais para garantir uma gestão competente. “Uma roteirização eficiente para otimização do transporte e gestão de estoques de forma adequada são habilidades importantes para evitar faltas de produtos, além de falhas nas entregas”, pontua Campos.

Resolução de problemas

Assegurar a fluidez de toda a operação logística é o grande desafio de qualquer profissional do segmento. Para isso, saber identificar e lidar com os contratempos que aparecem no dia a dia são competências essenciais.

“Mesmo mantendo uma gestão organizada e eficaz, é impossível evitar que ocorram complicações. É nesse momento de adversidade que a pessoa tem uma boa oportunidade para ganhar destaque ao apresentar as capacidades de reconhecer e solucionar os problemas”, destaca o COO da Levo.

Dinamismo e proatividade

Seguindo na mesma linha, o dinamismo e a proatividade são características cruciais em um profissional de logística. Isso porque, esses dois traços permitem que o profissional lide com as demandas em constante mudança e encontre respostas eficientes para os desafios logísticos

“Ser dinâmico implica em ser ágil, adaptável e ajustar estratégias diante de variações na demanda, mudanças nas rotas ou problemas climáticos. Ser proativo envolve antecipar gargalos na cadeia de suprimentos e buscar constantemente melhorias para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficácia das operações”, explica o especialista.

Habilidade com novas tecnologias

Assim como praticamente todos os setores do mercado, a logística convive com constantes transformações graças às novas tecnologias. Responsáveis por trazer mais eficiência e velocidade a todo o processo logístico, tais plataformas são essenciais para reduzir custos operacionais e assegurar a satisfação do cliente.

“Dito isso, é essencial que os profissionais da área estejam antenados e dispostos a reconhecer, além de aprender a operar as mais variadas ferramentas de mercado”, conclui Murilo Campos.

Total
0
Shares
Anterior
O impacto da reforma tributária para as PMEs
Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital / Foto: Divulgação

O impacto da reforma tributária para as PMEs

Confira artigo de Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital

Próximo
Customer Data & Experience Platform: Sua empresa está preparada para essa nova tendência de mercado?
Glaucia Hora, Gerente de Marketing Digital Sênior da CM.com / Divulgação

Customer Data & Experience Platform: Sua empresa está preparada para essa nova tendência de mercado?

Confira artigo de  Glaucia Hora, Gerente de Marketing Digital Sênior da CM

Veja também