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75% dos inventários no Brasil geram conflitos familiares, aponta Planeje Bem

a magnifying glass sitting on top of a piece of paper
Photo by Vlad Deep on Unsplash

Disputas comprometem saúde mental e produtividade no trabalho; solução digital busca reduzir desgaste emocional e burocracia

A Planeje Bem, plataforma pioneira em planejamento sucessório e apoio pós-perda no Brasil, revela que grande parte das famílias brasileiras têm dificuldade para entender o que é e como concluir o inventário dentro do prazo legal. Nesse cenário, o impacto é direto em saúde mental e produtividade no trabalho, resultando em uma queda de até 40% na eficiência durante o processo.Para aliviar esses desafios, a empresa apresenta uma solução digital inovadora que auxilia no processo  do inventário, um dos procedimentos mais complexos e demorados no período pós-falecimento

O falecimento de um ente querido acarreta mais de 100 tarefas burocráticas para as famílias, como a abertura do inventário, fechamento de contas bancárias, acesso a benefícios sociais e decisões legais. Esse processo, que pode se estender por mais de 12 meses, afeta diretamente o cotidiano e o bem-estar emocional dos envolvidos.

“A perda de um ente querido é um momento de intensa fragilidade emocional, e a burocracia que se impõe após esse evento acaba por ampliar ainda mais a dor. Nossa solução surge como um apoio essencial, organizando cada etapa de forma prática e empática, para que as famílias não precisem enfrentar esse processo sozinhas nem sobrecarregadas. Com o suporte adequado, o tempo de recuperação emocional da pessoa enlutada pode ser reduzido em até 60%.”, explica Carolina Aparicio, CO-CEO da Planeje Bem.

Estima-se que cerca de 75% dos inventários no Brasil resultem em conflitos entre herdeiros, ou seja, três em cada quatro processos se transformam em disputas familiares. Além de prolongar a partilha dos bens, essas brigas intensificam o desgaste emocional e comprometem a harmonia em um momento em que o acolhimento deveria prevalecer

A solução digital da Planeje Bem reúne ferramentas como checklists personalizados, orientações claras sobre cada etapa do inventário e a possibilidade de cadastrar um “guardião”, garantindo que informações e instruções fiquem sempre acessíveis. “A plataforma também permite compartilhar tarefas com familiares ou pessoas de confiança, reduzindo a sobrecarga administrativa e emocional. Para a organização preventiva, disponibiliza a elaboração de testamento particular e vital de forma simples e on-line, garantindo mais segurança ao planejamento sucessório” , conclui Ana Luiza Affonso, CO-CEO da Planeje Bem.

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