Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), setembro de 2023 já é o mês mais chuvoso na cidade desde o início das medições em 1916
As águas do Rio Guaíba avançaram sobre a orla de Porto Alegre, provocando inundações na quarta-feira (27). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), setembro de 2023 já é o mês mais chuvoso na cidade desde o início das medições em 1916. Até o dia 26, foram registrados 413,8 mm de chuva, quase três vezes a média normal para setembro.
🔴 AGORA | Guaíba avança sobre a cidade na zona Sul de Porto Alegre, onde não há sistema de contenção de cheias. Impressionantes imagens das câmeras da Prefeitura registram o Guaíba atingindo a Avenida Guaíba, em Ipanema. pic.twitter.com/yQ6ezw0NhN
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 27, 2023
Um novo ciclone extratropical formado na costa do Rio Grande do Sul nesta quarta intensifica a instabilidade na região. O fenômeno é resultado de uma área de baixa pressão que migrou da Argentina e Paraguai. O Inmet alerta para possíveis tempestades com chuvas de até 50 mm, ventos de até 60 km/h e risco de granizo.
Antecipando-se às previsões, a Prefeitura de Porto Alegre, sob gestão de Sebastião Melo (MDB), fechou as comportas do rio Guaíba na segunda-feira (25) para conter o avanço das águas.
*Com informações de CNN Brasil.