Alta de 6,5% na busca por crédito em maio reflete maior procura de quem recebe mais de 10 salários mínimos, aponta Serasa Experian

Foto por: Gabrielle Henderson/ Unsplash Images
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Procura nessa faixa de renda teve aumento de 9,9%; Distrito Federal registrou a maior queda (10,6%)

Em maio, os brasileiros procuraram por mais recursos financeiros, fazendo a busca por crédito aumentar 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi puxado principalmente pelos consumidores que ganham até dois salários mínimos, com alta de 10,6%, mas a movimentação daqueles que recebem mais de 10 salários mínimos também chamou a atenção, aumento de 9,9% na procura por empréstimos. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:

“A elevação na busca por crédito entre consumidores com renda de mais de 10 salários mínimos reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica, não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar. O crescimento de 9,9% nessa faixa de renda mostra que mesmo quem está fora da base da pirâmide sente os efeitos do encarecimento do custo de vida, como inflação persistente em serviços e juros ainda elevados”, comenta a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Visão por UFs: Demanda por crédito cresce em quase todo o país

Em maio, 24 das 27 Unidades Federativas (UFs) apresentaram alta na demanda dos consumidores por crédito. Os maiores avanços foram registrados no Tocantins (32,5%), Amazonas (19,8%) e Rio Grande do Sul (17,6%). O Distrito Federal foi o que sentiu a maior queda no período (-10,6%). Confira a análise do desempenho por estados no gráfico a seguir:

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2024 = 100). O indicador é segmentado por UF e por classe de rendimento mensal.

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