ANS abre inscrições para novos hospitais no Programa de Monitoramento Hospitalar

ANS abre inscrições para novos hospitais no Programa de Monitoramento Hospitalar / Foto: Thirdman / Pexels
Foto: Thirdman / Pexels

Hospitais interessados em participar da iniciativa têm até 31/03 para se inscrever

Estão abertas as inscrições para o Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar (PM-Qualiss Hospitalar) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa possibilita a avaliação da qualidade da atenção hospitalar por meio de indicadores e visa a induzir a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais vinculados aos planos de saúde. Os hospitais interessados têm até o dia 31/03/2023 para submeterem sua inscrição no edital para o ano-base 2023. Confira o edital.

O programa é destinado aos hospitais vinculados a planos de saúde e classificados como “hospital geral”, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e que possuam Certificado de Acreditação, conforme os critérios estabelecidos no edital.

Para este ciclo, estão sendo convidados os hospitais elegíveis que ainda não haviam ingressado no PM-Qualiss Hospitalar. Aqueles que já participam não precisam refazer a inscrição.

Sobre o PM-Qualiss

No decorrer do programa, as informações enviadas pelos hospitais participantes são coletadas por meio do Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp), ferramenta que utiliza indicadores capazes de mensurar a efetividade, a eficiência e a segurança da assistência prestada aos beneficiários pelos hospitais vinculados aos seus planos de saúde.

Os resultados do programa serão divulgados, considerando os ciclos anuais, de acordo com a metodologia de classificação de desempenho indicada por faixa de cores.

Aos participantes, são oferecidos eventos, oficinas e seminários técnicos, realizados pela ANS, que permitem o desenvolvimento do setor e a troca de experiências.

Sobre o Qualiss

O Qualiss é um programa que visa a estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

As operadoras de planos de saúde são obrigadas a divulgar os atributos de qualificação de cada prestador que faz parte da sua rede assistencial, devendo manter atualizadas as informações contidas nos materiais impressos e eletrônicos, ações fundamentais para a transparência do setor e para a tomada de decisão do consumidor.


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Como a saúde preventiva atua na saúde mental
Como a saúde preventiva atua na saúde mental / Foto: Alex Green / Pexels

Como a saúde preventiva atua na saúde mental

Psicóloga da Kipp Saúde explica como o diagnóstico precoce, abordado na Atenção

Next
TC libera mais de 50 cursos online e gratuitos sobre investimentos e finanças
TC libera mais de 50 cursos online e gratuitos sobre investimentos e finanças / Foto: Anna Nekrashevich / Pexels

TC libera mais de 50 cursos online e gratuitos sobre investimentos e finanças

Com o objetivo de reforçar e democratizar o acesso à educação financeira,

You May Also Like