Empresa da BB Seguros faturou R$ 6,4 bilhões, com 21,5% de market share
A Brasilcap é a líder absoluta do mercado de capitalização, segundo números divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Com faturamento de R$ 6,4 bilhões em 2023, a empresa de capitalização da BB Seguros registrou crescimento em todos os seus resultados financeiros no último ano, fechando com 21,5% de participação de mercado. A evolução de 8,4% na arrecadação em comparação com o ano anterior (R$ 5,9 bilhões) foi acompanhada pelas marcas de R$ 11,3 bilhões em reservas técnicas, 18% acima dos R$ 9,6 bilhões de 2022, e de R$ 13,5 bilhões em ativos totais, ganho de 17% em relação aos R$ 11,5 bilhões acumulados no ano passado.
Para o presidente da Brasilcap, Nelson de Souza, o resultado está relacionado a uma combinação de fatores. “A liderança absoluta é fruto do protagonismo e engajamento de todos na Companhia, da nossa sinergia com o Conglomerado BB, das parcerias em ‘mar aberto’ e da confiança dos nossos acionistas. Contribuíram para essa conquista a entrada no mercado digital, a expansão das parcerias comerciais e a criação de novos produtos, que proporcionaram à Brasilcap um forte ritmo de crescimento ao longo do ano, especialmente em modalidades que auxiliam os clientes em suas necessidades específicas, que vão desde um planejamento financeiro para a realização de planos até a substituição do fiador na garantia de um contrato de aluguel”, afirma o presidente.
O resultado gerou lucro líquido anual de R$ 268,3 milhões, valor 23% maior do que em 2022 (R$ 217,8 milhões), de acordo com o Relatório de Administração do Exercício 2023 da companhia.
Considerando os valores pagos a seus clientes por meio do resgate de planos de capitalização, a Brasilcap injetou R$ 4,6 bilhões na economia brasileira em 2023. Em sorteios, a companhia distribuiu R$ 63,2 milhões para clientes donos de cerca de 32 mil títulos. Em 2022 haviam sido pagos R$ 4,1 bilhões em resgates e R$ 56,8 milhões em sorteios a 19,7 mil títulos contemplados.
Parcerias e produtos
Com crescimento de 8,0% nas vendas em 2023, o Cap Fiador, da modalidade Instrumento de Garantia, ilustra bem a fala do presidente da Brasilcap. Listado entre os principais produtos da companhia fora dos balcões do Banco do Brasil, este título de capitalização é oferecido ao público em cerca de 9 mil imobiliárias em todo o país, a partir de 207 parceiros comerciais, sendo 46 prospectados em 2023.
Ao longo do último ano, a Brasilcap também trabalhou no desenvolvimento de novos produtos alinhados ao propósito da companhia, ser agente de transformação na vida das pessoas e na sociedade, sobretudo na modalidade Filantropia Premiável. Títulos de capitalização como o Doadin, Bem da Sorte, Sorte Saúde contribuíram para os resultados da companhia, ao mesmo tempo em que direcionaram recursos para instituições sociais como a Fundação BB, a AACD, a Fundação Abrinq e hospitais beneficentes em todo o Brasil.
O Doadin, por exemplo, teve um crescimento superior a 4.500% no número de vendas em relação a 2022. O desempenho foi impulsionado pela inclusão da jornada de compra do título no aplicativo do Banco do Brasil, em agosto.
Responsabilidade socioambiental
Em junho de 2023, em meio à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Brasilcap anunciou a compensação de toda a sua emissão de gases do efeito estufa desde a sua fundação, em 1995, tornando-se a primeira empresa de capitalização a zerar a pegada de carbono.
A ação se deu por meio da compra de créditos de carbono destinados a apoiar o projeto The Envira Amazonia, que atua na preservação da Floresta Amazônica, gerando renda, garantia de condições de trabalho e qualidade de vida para moradores de comunidades do Norte do Brasil.
As ações em Sustentabilidade realizadas ao longo de 2023 renderam à Brasilcap nota 7,3 no Índice de Sustentabilidade Ethos, a maior marca alcançada pela empresa em sua história. Em outras frentes, a companhia manteve suas adesões ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Ethos, e ao Pacto Global da ONU.
Para o presidente Nelson de Souza, as iniciativas sociais, ambientais e de governança da Brasilcap materializam o propósito da companhia: temos avançado cada dia mais na agenda de sustentabilidade, renovando e reforçando o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossos resultados comprovam uma atuação marcada por adaptabilidade, comprometimento, diversidade, excelência e inovação, e refletem o trabalho de um time que faz da Brasilcap a maior e a melhor empresa de capitalização do país”.
Patrocínios
De olho nas oportunidades de contribuir para a construção de um futuro melhor, a Brasilcap apoiou no último ano 24 projetos de cunho cultural, social, educativo ou de proteção ambiental, além de 3 iniciativas de destaque por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Juntos, os aportes somaram R$ 5,6 milhões.
Os projetos apoiados beneficiaram mais de 60 mil pessoas, fomentando oportunidades em educação, promoção da saúde e conscientização ambiental, entre outros benefícios. Os aportes foram realizados por meio da Lei do Esporte, do Fundo da Criança e do Adolescente, da Lei do Idoso e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde.
A escolha dos projetos passou pelo alinhamento à matriz de materialidade da companhia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) elencados como estratégicos para a Brasilcap.
Governança
Na luta contra todos os tipos de assédio, a Brasilcap assinou em 2023 a “Carta Compromisso para Prevenção e Combate aos Assédios”, da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO). Em alinhamento com o valor estratégico Diversidade, foram realizadas ações internas e treinamentos focados em letramento e conscientização sobre a importância da diversidade no ambiente corporativo e compreensão de conceitos básicos que acompanham as transformações na sociedade, destacando temas como igualdade de gênero, a causa LGBTQIAP+ e igualdade racial.
O Relatório de Administração do Exercício 2023 da Brasilcap lista ainda as conquistas e reconhecimentos que a companhia recebeu ao longo do ano. Pela quarta vez consecutiva, a empresa venceu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria “Previdência e Capitalização”.
A companhia também foi a primeira colocada no Prêmio Segurador Brasil, nas categorias Crescimento de Vendas e Liderança em Reservas, e conquistou pelo décimo terceiro ano consecutivo o certificado Empresa Cidadã.
Por fim, o case “Brasilcap Carbono Neutro” conquistou a segunda colocação na categoria “Capitalização” na 12ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização. Já a iniciativa “SAP – TRM” ficou entre os cinco finalistas da mesma categoria.