História inspirou a criação do programa de apoio e assistência à infância (PAI) desenvolvido no banco
A Caixa realiza, nesta quarta-feira (15), em São Paulo, cerimônia de renomeação da agência Estela Chaves, que antes se chamava Parque da Aclimação. A mudança de nome homenageia a história da empregada que, por meio de sua luta, inspirou a criação do Programa de Assistência à Infância (PAI) de filhos e dependentes de funcionários do banco.
“O corpo trabalhista da Caixa é uma força transformadora da nossa empresa e da sociedade. É o caso de Estela, uma heroína anônima cuja história está sendo reparada e será relembrada todas as vezes que o nome desta agência for citado. Este é o momento mais marcante da minha passagem pela Caixa até aqui e fico feliz de compartilhá-lo agora que celebramos 164 anos da nossa instituição”, afirmou o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
A ministra Marissol Tereza Chaves Romarís, Consul-Geral Adjunta do Brasil em Nova Iorque e filha da homenageada, relembrou os obstáculos enfrentados pela mãe ao assumir os cuidados de uma filha sem apoio paterno: “Naquela situação, minha mãe só obteve amparo de outras mulheres, como a minha madrinha, Cacilda Neves, que era gestora dela na Caixa. A instituição não estava preparada para reconhecer esse pequeno heroísmo cotidiano, mas as mulheres que lá estavam deram o apoio para fazer a necessária adaptação e proporcionar à minha mãe a independência necessária, que resultou na minha história. Sem a Caixa eu jamais teria conseguido nenhuma das minhas conquistas pessoais e a dos meus filhos. Os dois grandes amores da minha mãe somos eu e a Caixa. Hoje ela sabe, e eu agradeço muitíssimo, em nome da minha mãe, que o amor dela pela Caixa é correspondido”.
Estela Chaves (in memorian)
Benedita Estela Chaves, ou Estelinha, como preferia ser chamada, iniciou sua jornada na Caixa em 1962, aos 26 anos de idade. Durante seus anos de dedicação à empresa, destacou-se não apenas por seu profissionalismo, mas também por sua determinação em conciliar a vida profissional com a maternidade.
No final de 1969, Estela dá à luz à sua única filha, Marissol. Ela passa a enfrentar não apenas o preconceito por sua condição de mãe solo, mas também o desafio de cuidar da criança enquanto trabalhava. A solução encontrada à época foi improvisar um espaço na própria agência para que a pequena Marissol a acompanhasse diariamente.
Como não havia previsão nas normas para a permanência de crianças no ambiente do banco, a empregada enfrentou um processo administrativo interno e ação judicial que trouxe decisão favorável à Estela, com o acolhimento da filha em uma creche, e ainda, lançou as bases para criação do programa de apoio e assistência à infância para filhos e enteados de todos os empregados do banco.
Estelinha fez carreira na Caixa, tendo passado pelas agências da Vila Maria, Sé, Irradiação, República e pela área de Loterias, até sua aposentadoria. Ela faleceu em outubro de 2022, aos 86 anos de idade.
“Como uma das maiores instituições financeiras do Brasil, a Caixa mantém o compromisso com o bem-estar de seus empregados e suas famílias, incluindo programas de saúde que custeiam consultas e exames essenciais, e iniciativas de equidade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres”, enfatiza o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
A agência Estela Chaves
Instalada em uma área de 861 m², divididos em três pavimentos, a agência Estela Chaves está localizada na Av. Aclimação, nº 94, no tradicional bairro da Aclimação em São Paulo (SP). O horário de atendimento ao público da agência é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A sala de autoatendimento, com três Caixas eletrônicos, funciona das 8h às 18h, nos dias úteis.
Serviço
Agência Estela Chaves (1609)
Endereço: Av. Aclimação, nº 94, Aclimação, São Paulo (SP)
Horário de atendimento: 10h às 16h (dias úteis)
Autoatendimento: 08h às 18h (dias úteis)