MAPFRE

Câmara vota reforma do IR nesta quarta; calculadora explica quem ganha e quem perde com a reforma

/ Divulgação
/ Divulgação

Disponível em www.calculadoradajustica.com.br, ferramenta inédita mostra o impacto da reforma no bolso do contribuinte e traz transparência ao debate

O projeto de lei 1087/2025, que altera as regras do Imposto de Renda de Pessoa Física, será votado nesta quarta-feira (1/10) no plenário da Câmara dos Deputados. A pauta única foi confirmada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Para aproximar essa discussão da população, organizações da sociedade civil lançaram a Calculadora da Justiça, uma ferramenta inédita que mostra, de forma simples e personalizada, o impacto das mudanças propostas. A iniciativa, já disponível em www.calculadoradajustica.com.br, é realizada pelo Instituto Lamparina, pelo Made/FEA-USP, pelo Sleeping Giants Brasil e pela Teia de Criadores.

A calculadora, gratuita e acessível por celular e computador, permite que cada contribuinte insira seus dados de renda e visualize quanto pode economizar ou pagar a mais caso a proposta seja aprovada. Além de traduzir em números um debate considerado técnico e distante, a ferramenta também compara a alíquota efetiva de cada usuário com a dos super-ricos, evidenciando a distorção atual do sistema tributário.

“A discussão sobre justiça tributária costuma ficar restrita a especialistas, mas afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. A Calculadora da Justiça foi criada para tornar esse debate acessível e mostrar, de forma prática, como a reforma pode aliviar muito quem ganha menos e, pra isso, cobrar um pouquinho mais de quem tem muito”, afirma Gabi Juns, diretora executiva da Lamparina.

Segundo o Made/FEA-USP, parceiro técnico do projeto, a medida deve beneficiar diretamente mais de 10 milhões de brasileiros, sem reduzir a arrecadação, já que o custo da isenção é compensado pela tributação dos super-ricos. E, para isso, quem vai pagar mais representa apenas cerca de 0,06% da população.

“A calculadora segue os parâmetros do PL 1087/2025 e tem como  objetivo oferecer ao público uma simulação transparente, que ajude a qualificar o debate”, explica Guilherme Klein, professor da Universidade de Leeds e pesquisador associado ao Made-FEA/USP.

Como a calculadora funciona na prática

Ao entrar no site www.calculadoradajustica.com.br, o usuário responde a perguntas rápidas sobre sua renda, incluindo salário, aposentadoria, aluguel ou lucros e dividendos. Também pode optar por informar deduções detalhadas ou usar o desconto simplificado.

Em segundos, a calculadora mostra o impacto da reforma: quanto cada pessoa deixaria de pagar ou passaria a pagar a mais, em valores proporcionais à sua renda.

Exemplo: para quem ganha até R$ 5 mil, a mensagem é clara: “Que alívio! Você não vai pagar imposto”. Para rendas intermediárias, aparece o quanto seria economizado por ano. Já quem está entre os super-ricos, visualiza a diferença em relação à média da população.

A ferramenta não exige cadastro, não coleta nem armazena informações pessoais e não substitui a declaração oficial do Imposto de Renda. Os cálculos são aproximados, baseados nos parâmetros da última versão do PL em tramitação.

Total
0
Shares
Anterior
ANS em Pauta chega ao 10º episódio e explica a nova forma de fiscalização responsiva
/ Repreodução

ANS em Pauta chega ao 10º episódio e explica a nova forma de fiscalização responsiva

Diretores de Fiscalização detalham Resolução Normativa nº 623, em vigor desde 1º

Próximo
Exalt Saúde anuncia nova identidade visual e reforça posicionamento como aceleradora de corretores
Paula Siqueira, Head de Operações da Exalt Saúde

Exalt Saúde anuncia nova identidade visual e reforça posicionamento como aceleradora de corretores

Com a mudança, a empresa reafirma seu propósito de apoiar líderes de vendas de

Veja também