Comissão aprova projeto que estabelece variáveis para contribuição de idoso em casa-lar filantrópica

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Audiência Pública – Natureza do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar. Dep. Flávia Morais PDT-GO
Flávia Morais reduziu o máximo de contribuição do idoso dependente para 85% do benefício

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5789/19, que estabelece critérios que obedeçam ao grau de dependência do idoso para a definição do valor da participação dele no custeio das casas de repouso filantrópicas.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) à versão original de autoria do deputado Miguel Lombardi (PL-SP).

A relatora decidiu manter o percentual de contribuição do idoso independente em no máximo 70% do benefício previdenciário que recebe, como previsto no texto original.

Já para idosos com dependência em até três atividades diárias, como se alimentar, se locomover ou tomar banho, o parecer fixa em até 80%; e idosos que requeiram assistência em todas as atividades ou com comprometimento cognitivo, com até 85%.

O texto original previa 100% de contribuição para o idoso totalmente dependente; no entanto, a relatora optou por reduzir esse percentual, "de modo a permitir certa independência e autonomia financeira do idoso beneficiário, para a aquisição de itens e serviços”, justificou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Relator sugere aprovação com ressalvas de contas presidenciais de 2020

Relator sugere aprovação com ressalvas de contas presidenciais de 2020

Próximo
Comissão aprova projeto que permite cédulas de crédito bancário eletrônicas

Comissão aprova projeto que permite cédulas de crédito bancário eletrônicas

Veja também