Levantamento inédito também mostrou que para 43% dos consumidores, o principal impacto em ter o nome sujo é não ter acesso a cartões de crédito
Fique de olho no bolso: de acordo com o Serasa Experian, a quantidade de inadimplentes atingiu o recorde de 70,9 milhões no mês de janeiro deste ano. Pensando nisso a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou uma pesquisa para entender o perfil dos consumidores negativados e revelar os principais hábitos de consumo desse grupo.
Segundo o levantamento, 56,4% dos clientes negativados utilizam compras à vista (pix, débito, boleto ou dinheiro) como principal forma de pagamento. Os dados mostram ainda que para 43% dos consumidores, não possuir mais acesso a cartões de crédito é o principal impacto no uso de serviços financeiros.
“Entender os impactos e motivadores por trás da percepção dos consumidores é essencial para as empresas criarem experiências mais assertivas e fidelizar seus clientes”, explica Tiago Serrano, CEO da SoluCX,
Hábitos de consumo
Outro ponto revelado na pesquisa são os hábitos de consumo dos negativados. 48,5% deles realizam principalmente compras online, utilizando métodos de pagamentos à vista (pix, boleto, dinheiro, etc), e somente 7,4% utilizam crediário de lojas físicas.
A opção de crediário, porém, parece ser importante para esse grupo, uma vez que 61,1% dos consumidores com “nome sujo”, consideram a possibilidade de abrir crediários em lojas um fator decisivo na hora de comprar algum produto.
Quando questionados sobre com quais empresas os consumidores tiveram a dívida que resultou na negativação, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as instituições mais citadas, com 10%, 8,6% e 5,6%, respectivamente.
Apesar das dificuldades encontradas, 83,8% dos consumidores negativados afirmam que voltariam a comprar os produtos ou utilizar serviços da empresa que os negativou.
Impacto na economia
A pesquisa também revelou os impactos causados pela negativação dos clientes. 69% dos negativados afirmam ter algum tipo de dificuldade para realizar compras ou utilizar serviços. 65% vão além, e afirmam que reduziram a frequência e/ou o valor de suas compras, e 72,1% já deixaram de realizar uma compra ou utilizar um serviço por estar com o nome sujo.
Perfil do consumidor
O estudo também conseguiu traçar um perfil de comportamento dos consumidores, e 60% alegaram ter o nome sujo pelo menos uma vez ao longo de suas vidas.
Entre os endividados, dívidas com cartões de crédito são o principal motivador das dívidas, com 62% dos negativados afirmando que esse foi o motivo de sua inadimplência.
Quanto aos valores das dívidas, o estudo mostrou que 70,1% dos negativados possui dívidas de até 5 mil reais, além de revelar que o principal motivo que impede os endividados de quitarem suas dívidas é a falta de renda (58,9%), seguido de por acreditar que os juros das dívidas são abusivos (23,3%).
Para realizar o levantamento, a SoluCX ouviu mais de 1338 consumidores em todo o Brasil entre os dias 23 de fevereiro a 01 de março. O levantamento pode ser baixado gratuitamente aqui: Comportamento de compra negativados 2023.