Quinzena do Seguro

Conheça os principais temas em transformação digital em 2023

Conheça os principais temas em transformação digital em 2023 / Foto: Cottonbro Studio / Pexels
Foto: Cottonbro Studio / Pexels

A HCLTech, uma empresa referência mundial em tecnologia, lançou na última semana a edição de 2023 do seu relatório Tech Trends, fornecendo uma avaliação aprofundada das tecnologias que irão moldar a transformação digital e permitir que as empresas modernas se mantenham à frente da curva de inovação.

“A HCLTech está empenhada em impulsionar a jornada de transformação digital para os seus clientes e expandir as suas parcerias estratégicas de ecossistemas, permitindo diferenciais competitivos através de tecnologias novas e emergentes”, disse Kalyan Kumar, Diretor de Tecnologia e Chefe de Ecossistemas da HCLTech. “Reunimos as 10 principais tendências tecnológicas que se destacarão em 2023, ajudando as empresas a estarem preparadas para o futuro e a criarem resiliência dentro da sua organização para prosperar em qualquer novo normal”.

A sétima edição do relatório anual do Gabinete de Tecnologia Empresarial da HCLTech nomeou as seguintes tendências que deverão desempenhar um papel crucial na aceleração de três características críticas – flexibilidade, velocidade e escala – para as empresas na era pós-pandêmica e com a predominância do digital-first.

  1. Democratização da IA: 2023 será o ano da democratização em larga escala da IA – desde a liberação dos chatbots até a integração na indústria de chips para o desenvolvimento de hardware preparado para a IA.
  2. Mudança acelerada para nuvem-híbrida: A progressão para a nuvem-híbrida acelerará significativamente em 2023. Nuvens soberanas e industriais serão amplamente aceitas, com mais da metade das empresas utilizando soluções de nuvem industrial até 2027.
  3. Transformação na cibersegurança impulsionada por tecnologias quânticas: Aplicações industriais de tecnologias quânticas serão realizadas em comunicações de segurança quântica e na otimização de modelos de aprendizagem de máquinas com a ajuda de máquinas quânticas.
  4. Plataformas de low-code e no-code para o desenvolvimento de super-apps: Até 2024, o desenvolvimento em low-code será responsável por mais de 65% das atividades de desenvolvimento de aplicações.

As aplicações 5G se tornarão o padrão nos próximos anos, com o aumento da colaboração entre companhias de telecomunicações e empresas, tornando as aplicações 5G cada vez mais numerosas.

  1. Ascensão do ‘verso’: Com tecnologias como 5G, AI e realidade aumentada, as organizações continuarão a distinguir-se, criando experiências imersivas nos próximos anos.
  2. Blockchain para impulsionar a web 3.0: Em 2023, podemos esperar o surgimento de um blockchain mais centrado na web 3.0, que irá apresentar uma interoperabilidade coesa, além da automatização através de contratos inteligentes e integração contínua.
  3. Tecnologia para impulsionar a sustentabilidade: Veremos uma maior sensibilização para as práticas verdes e como a tecnologia pode estar na intersecção para alcançar métricas de desempenho centradas na sustentabilidade e objetivos do ESG.
  4. Tecnologia para elevar as experiências dos funcionários: Para quase 50% dos líderes globais de RH, a experiência dos funcionários tornou-se uma prioridade máxima. As tecnologias de ponta conduzirão a melhores experiências – desde a contratação e integração até à requalificação e engajamento.
  5. Colaboração aperfeiçoada de robôs humanoides: “Cobots” ou robôs colaborativos com comportamento seguro em torno das pessoas irão ganhar ritmo nos próximos anos. A empatia computacional irá apoiar essa tendência, detectando emoções e com respostas coerentes.

O cenário empresarial atual está cheio de desafios e decisões que vêm se tornando cada vez mais cruciais para o crescimento e lucratividade das organizações. O Escritório de Tecnologia Empresarial da HCLTech tem como um de seus principais objetivos possibilitar vantagens sustentáveis e competitivas através de uma liderança inovadora que impulsiona o trabalho da empresa em parceria com clientes da Fortune 500, espalhados por todas as indústrias do mundo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
MAPFRE anuncia plano emergencial para atender clientes no Litoral de SP
MAPFRE anuncia plano emergencial para atender clientes no Litoral de SP / Foto: Reprodução

MAPFRE anuncia plano emergencial para atender clientes no Litoral de SP

Next
Stoa alcança a marca de R$ 3,5 bilhões em capital segurado na carteira de seguro de vida
Eduardo Marcellini, Amanda Fagundes e Luiz Sampaio, sócios do Grupo Stoa / Divulgação

Stoa alcança a marca de R$ 3,5 bilhões em capital segurado na carteira de seguro de vida

You May Also Like