Para a vice-presidente do SERAC, é preciso aproveitar o melhor da tecnologia para ganhar tempo para atender de forma estratégica
Existem muitas oportunidades no mercado da contabilidade, afinal de contas, no Brasil, há mais de 20 milhões de empresas, principalmente pequenas e médias, que precisam de um contador para lidar com as obrigações legais e os impostos. A questão é que muitos serviços têm se tornado totalmente automatizados, o que requer atenção.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, a tecnologia pode ajudar no ganho de produtividade dos contadores, porém, quando todos os serviços se tornam automatizados, a contabilidade se transforma em commodity. “As contabilidades on-line estão ganhando espaço, mas não podem substituir a conexão emocional e pessoal com os empresários”, diz.
Para Carla, é fundamental que o contador se conecte com os empresários e seja eficiente na entrega dos serviços. “O que a gente pensa a máquina substitui, o que a gente sente não. Ofereça um bom planejamento tributário e seja eficiente nas entregas, pois isso gera confiança”, orienta.
Uma grande vantagem do mercado contábil, segundo a especialista, é a possibilidade de recorrência. “A partir do momento em que você conquista o cliente e faz um bom trabalho, a recorrência é enorme e sua empresa pode prosperar absurdamente”, afirma.
É por essa razão que, segundo a vice-presidente do SERAC, fortalecer a conexão com os clientes é importante. “Quando você traz clareza, visão de dono e faz um planejamento estratégico dando eficiência tributária para o negócio, você ganha relevância e ganha pontos com o empresário. A partir daí, são muitas as oportunidades!”, conclui.