Cuidado com a saúde bucal é essencial na infância

Cuidado com a saúde bucal é essencial na infância / Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Especialistas falam sobre rotina de cuidados e opções de tratamentos dentais para as crianças

As doenças bucais representam um grande ponto de atenção para a saúde e afetam as pessoas ao longo da vida, causando dor, desconforto, desfiguração e até morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que as doenças bucais afetem, em média, 3,5 bilhões de pessoas no mundo – ou seja, quase metade da população mundial.

Uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Na mesma pesquisa, o IBGE apontou que menos da metade dos brasileiros tinham consultado um dentista nos 12 meses anteriores à entrevista.

Zelar pela saúde bucal faz parte do cuidado com a saúde como um todo, que engloba corpo e mente, e esse cuidado deve começar logo no nascimento e acompanhar a rotina diária durante toda a vida. Porém, é na infância que a atenção aos dentes e gengivas deve ser intensificada, já que é nessa fase que se pode garantir dentes fortes e saudáveis a longo prazo.

“A saúde bucal da criança depende de uma higiene adequada e dieta equilibrada. Higiene bucal comprometida, consumo excessivo de carboidratos fermentáveis e uma má oclusão, ou mordida errada, são os maiores vilões”, comenta a odontopediatra da Clínica Omint Odonto e Estética, Patrícia Terzini.

O apoio dos pais ou responsáveis nesse processo é bastante importante, pois o aprendizado acontece através do estímulo aos pequenos hábitos de higienização da boca. Além disso, a visita ao odontopediatra deve entrar na rotina da família. “Entre o surgimento do primeiro dente e os 12 anos de idade, o acompanhamento periódico com odontopediatra deve ser feito de seis em seis meses, variando conforme a necessidade do paciente”, destaca a profissional.

Aparelho invisível para as crianças

 O avanço da tecnologia beneficiou muito a área da odontologia e, cada vez mais, vemos tratamentos e procedimentos que atendem e solucionam diversos problemas. Um deles é o alinhador dental invisível, que é o que há de mais moderno na ortodontia infantil.

“Ele possui as mesmas vantagens do aparelho transparente para adultos, mas é específico para tratar crianças a partir dos 6 anos na fase de dentição mista, que é quando os pequenos ainda têm os dentes de leite e alguns dentes permanentes já estão em erupção”, explica a ortodontista da Clínica Omint Odonto e Estética, Alessandra de Lima Rocha May.

Conforme a criança cresce, seu sorriso cresce junto e mesmo com os dentes de leite, elas podem, entre 6 e 10 anos, iniciar um tratamento ortodôntico. “Esses aparelhos têm a grande vantagem de proporcionar que a gente realize simultaneamente dois tratamentos na mesma etapa: o ortopédico, para redirecionar o crescimento ósseo das arcadas dentárias, e o ortodôntico, que é o alinhamento e nivelamento dos dentes”, diz.

Veja as vantagens do aparelho invisível para crianças, de acordo com a odontopediatra:

  • São removíveis, permitindo a remoção para alimentação e, além disso, facilitam a escovação e o uso do fio dental.
  • Este aparelho só apoia em dentes, enquanto os aparelhos móveis convencionais têm alças metálicas e um volume de acrílico no “céu da boca”, o que dificulta a fala, causando desconforto e, às vezes constrangimento à criança.
  • É muito discreto (algumas crianças e adolescentes sentem vergonha de usar o aparelho tradicional).
  • Sem riscos de ferimentos na boca durante o uso do aparelho e na prática de esportes, o que facilita a adesão da criança.
  • Reposição em caso de quebra ou perda do aparelho, pois em um tratamento com o aparelho convencional, se houver este contratempo, resulta em transtorno para reparar ou refazê-lo, o que retarda o tratamento e gera custos para os pais.
  • As antigas moldagens, ou “massinhas”, que causavam tanto desconforto para as crianças neste processo, é realizado por escaneamento digital.

É importante lembrar que apenas uma avaliação profissional pode definir a necessidade de um tratamento ortodôntico, bem como o momento mais oportuno, intervenções e tipo de aparelho para cada alteração.

Primeira clínica do Brasil a conquistar a certificação de boas práticas e qualidade

Em funcionamento desde 1999, a Clínica Omint de Odonto e Estética conta com atendimento clínico e disponibiliza diversos exames e procedimentos em seus dois endereços, a Vila Omint no Jardim Paulistano e a unidade na Berrini, ambos na cidade de São Paulo. Ao todo são 22 consultórios e Central de Radiologia, espaço exclusivo para a realização de exames de imagem, como tomografias, radiografias panorâmicas e scanner oral. 

“Temos disponíveis 38 profissionais para um atendimento multidisciplinar e integrado. Nossos pacientes podem realizar desde procedimentos a exames dentro da própria clínica, uma facilidade que promove, além da comodidade, rapidez nos resultados e controle na qualidade dos exames”, afirma o coordenador técnico da Clínica Odontológica Omint, Marcus Azevedo do Amaral.

A Clínica Omint dispõe de 10 especialidades, com serviços em Clínica Geral, Prótese, Estética Odontológica, Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Implantes, Radiologia e Tomografia, Periodontia, Harmonização Orofacial, Disfunção Temporomandibular (DTM) e Prevenção. 

“Fomos pioneiros na odontologia brasileira ao receber a certificação Joint Comission International (JCI), principal certificação mundial de empresas de saúde, concedido em 2014”, explica Amaral.

Com tecnologia de ponta, os espaços não poupam quando o assunto é a segurança do paciente: no Centro de Radiologia Digital, os aparelhos emitem 90% menos de radiação que os convencionais do mercado e fornecem imagens em alta definição. Ainda há o escaneamento digital que fornece imagens bidimensionais ou tridimensionais da cavidade bucal, o que promove conforto e mais precisão no resultado.

Serviço

Clínica Omint Odonto e Estética

Unidade Vila Omint

  • CRO: 5623
  • Rua Franz Schubert, 33 – Jd. Paulistano – SP
  • Responsável Técnico: Maurício Bellonzi Abissamra – CRO: 40238

Unidade Berrini

  • CRO: 10732
  • Rua James Joule, 92 – Berrini – SP
  • Responsável Técnico: Milton Maluly Filho – CRO: 38955

Saiba mais em www.omint.com.br/clinica-odontologica 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Janeiro Branco: cuidado com a saúde mental deve ser a principal promessa de ano novo
Janeiro Branco: cuidado com a saúde mental deve ser a principal promessa de ano novo / Foto: Pixabay

Janeiro Branco: cuidado com a saúde mental deve ser a principal promessa de ano novo

Médica fala sobre cobranças excessivas, comuns no início de ano, e a correlação

Next
Grupo Bradesco Seguros conquista premiação no Idwards
Grupo Bradesco Seguros conquista premiação no Idwards / Foto: Divulgação

Grupo Bradesco Seguros conquista premiação no Idwards

Evento promovido pela idwall contou também com palestra do ex-atleta olímpico

You May Also Like