Quinzena do Seguro

Devo escolher um seguro para curtir o Carnaval?

Alberto Vargas, especialista em administração de empresas / Foto: Divulgação
Alberto Vargas, especialista em administração de empresas / Foto: Divulgação

Contratação de seguros deve ter um aumento de 10% de receita em 2023; Saiba como escolher qual o melhor seguro para aproveitar a folia

O carnaval está chegando e, durante o período, podem surgir questionamentos sobre como curtir os dias de festas com proteção e sem preocupações. Certamente, ter um seguro como aliado e garantidor deve ser uma escolha primordial no planejamento, pois imprevistos acontecem e ter conhecimento sobre quais são eles ajudará encontrar a apólice ideal, além de evitar que o momento se torne uma “grande dor de cabeça”.

De maneira geral, os seguros têm como principal objetivo proteger o segurado de custos adicionais que possam acontecer eventualmente e não estavam previstos no orçamento. De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor deve manter crescimento de dois dígitos em 2023, com um aumento de 10% de receita neste ano.

Para Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, a contratação de seguros não deve ser apenas em datas específicas, mas sim fazer parte do planejamento familiar ao longo do ano: “Muitas pessoas ainda acham que os seguros são gastos desnecessários, mas eles servem para cobrir despesas inesperadas e ajudar em momentos em que o socorro é necessário”, aponta.

Atualmente, o uso de Inteligência Artificial no mercado de seguros está fazendo com que as seguradoras aprimorem a comunicação com seus consumidores, resultando em entregas de qualidades e melhorando o relacionamento com os segurados, além de entregar os melhores benefícios e coberturas de seus produtos.

Qual apólice escolher no Carnaval?

Não é possível dizer qual seguro é melhor que o outro porque essa não é a realidade do mercado. O que existem são seguros feitos e elaborados para atender cada pessoa e a situação específica para qual ela deseja a proteção. Cada seguradora calcula os fatores primordiais antes de finalizar uma contratação.

Para quem vai viajar, as apólices possuem a proposta de reduzir significativamente a exposição ao risco durante os dias de diversão. O serviço cobre perdas inesperadas ou indesejadas que possam ocorrer, sejam em voos internacionais ou domésticos. Apólices mais abrangentes também podem cobrir o cancelamento de viagens, perda de bagagem, responsabilidade civil e atrasos, além de emergências médicas.

Aos que vão realizar uma viagem de carro para curtir a folia, o seguro não é a faceta mais empolgante da propriedade de um carro, mas é uma das mais importantes. A apólice é projetada para proteger o segurado de uma calamidade financeira em caso de colisão ou lesão e vários fatores serão considerados na hora da contratação. Cada seguradora irá calcular os seguintes fatores: perfil do motorista, tipo de carro e idade do condutor.

Quem deseja curtir sem sair de casa, também é possível encontrar seguros residenciais com preços significativos, que podem se adequar no planejamento financeiro em casos de mudanças das circunstâncias de forma mais flexível.

Ainda que cada apólice ofereça uma cobertura específica, o seguro de vida, além de trazer tranquilidade, também protege o futuro dos entes queridos. Mas, antes da contratação é preciso levar alguns pontos em consideração: Ter uma imagem real da condição financeira antes de verificar qual tipo de seguro de vida precisa e que o serviço não protege só a vida do segurado, mas também de todas as pessoas que dependem financeiramente.

Apesar das seguradoras terem muito para oferecer, para o especialista Alberto Vargas, os consumidores buscam produtos fáceis de entender, comprar e usar. “As pessoas estão buscando praticidade e, por isso, o mercado de seguros está aderindo à Inteligência Artificial. Com ela nós teremos agilidade na comunicação, além de entregas mais rápidas e serviços personalizados para cada cliente, entregando exatamente o que ele procura e precisa”, esclarece.

Em todos os casos, os indivíduos devem conferir se as condições descritas na apólice se aplicam para as suas necessidades e se o serviço descrito cobrirá todos os custos que podem surgir.

Total
0
Shares
Prev
FF Seguros revela principais causas de acidentes com máquinas no campo
FF Seguros revela principais causas de acidentes com máquinas no campo / Foto: Divulgação

FF Seguros revela principais causas de acidentes com máquinas no campo

Em levantamento sobre sinistros de máquinas agrícolas e implementos, as

Next
Após desafio de inovação da Sinqia, startup Pluggy apresenta solução de Open Finance para portabilidade de previdência
Após desafio de inovação da Sinqia, startup Pluggy apresenta solução de Open Finance para portabilidade de previdência / Foto: Robynne Hu / Unsplash

Após desafio de inovação da Sinqia, startup Pluggy apresenta solução de Open Finance para portabilidade de previdência

Produto é resultado de seis meses de parceria e desenvolvimento; plataforma

Veja também