Quinzena do Seguro

Enem 2022: resultado do exame já está disponível na internet

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As notas já estão disponíveis na Página do Participante. Para conferir, basta utilizar o CPF e a senha cadastrados no momento da inscrição da prova.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, antecipar as notas que estavam previstas apenas para a próxima semana facilita o acesso dos candidatos ao sistema do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para a semana que vem. Isso vai facilitar também todo o acesso dos nossos alunos ao Sisu", disse.

A partir de 16 de fevereiro, os candidatos poderão utilizar a nota obtida no Enem para a inscrição no Sisu, sistema que disponibiliza vagas em universidades públicas de todo o Brasil, sobretudo instituições federais. Ao todo, serão ofertadas 226.399 mil vagas em 128 universidades federais.

Em 28 de fevereiro, os resultados do Enem poderão ser utilizados para concorrer a bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação de faculdades particulares oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Já no dia 07 de março, os candidatos que não foram contemplados pelo Sisu ou Prouni podem tentar um financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O co-fundador do Galt Vestibulares Rubenilson Cerqueira explica que a escolha do curso é muito pessoal e sugere que os candidatos façam pesquisas antes de tomar a decisão.

“A minha sugestão é sempre fazer pesquisas sobre a grade curricular dos cursos para que os candidatos consigam conhecer bem os cursos que eles têm em mente, façam listas daqueles que eles não gostariam de maneira alguma de atuar. Tem gente que tem aversão a sangue, por exemplo, então não faz sentido escolher um curso na área da saúde. E aqueles que têm algum interesse, faça uma lista de priorização”, recomenda Cerqueira.

Desde 2021, Maria Helena (20) é candidata ao Enem, ela conta que a sensação é a mesma desde a primeira prova.

“É a segunda vez que faço a prova do Enem, estou tentando passar em fisioterapia, mas o nervosismo continua o mesmo. Espero que dessa vez eu consiga”, afirmou a estudante.

Fique atento ao calendário do Enem. Todas as informações sobre inscrição e resultados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Prev
Projeto regulamenta consulta sobre aplicação da legislação tributária

Projeto regulamenta consulta sobre aplicação da legislação tributária

Marcelo Camargo/Agência Brasil O objetivo do projeto é solucionar dúvidas de

Next
Câmara aprova dois acordos internacionais

Câmara aprova dois acordos internacionais

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Também foi aprovado acordo para coprodução

Veja também