Empresa brasileira de tecnologia passa a usar Inteligência artificial para fortalecer a relação do consumidor com a plataforma de delivery a partir de novas soluções
Já imaginou pedir um lanche por meio de um simples comando de voz? Ou ainda, montar o cardápio do almoço de domingo, comprar todos os ingredientes nas quantidades certas e com o melhor preço de maneira simples e rápida? Ou ainda, compartilhar toda a sua lista de supermercados de forma rápida e fácil? Essas são as novidades que o iFood, empresa brasileira de tecnologia, passa a oferecer a seus usuários.
Há anos, a empresa investe e desenvolve modelos de inteligência artificial (A.I.) para gerar mais eficiência na sua operação, tendo como prioridade a melhora dos seus processos internos. Afinal, imagina realizar 75 milhões de pedidos por mês, em 1.700 cidades do Brasil, com 330 mil parceiros, 200 mil entregadores e mais de 40 milhões de usuários, se não fosse por meio de tecnologias super avançadas? Sem contar o número de itens disponíveis na plataforma e seus diferentes preparados, considerando refeições.
“A inovação está no DNA do iFood e, nos últimos cinco anos, reforçamos os nossos investimentos em Inteligência Artificial com o foco de trazer soluções que facilitem o dia a dia dos nossos clientes, entregadores e restaurantes parceiros. Hoje, temos 17 times de aprendizado de máquina e 120 modelos de A.I., que operam diariamente, fazendo por mês, aproximadamente, 10 bilhões de recomendações em nosso ecossistema. Isso contribui com todos os nossos serviços, como, por exemplo, na melhor recomendação ao cliente, segmentação de marketing, rotas, tempo de entrega – incluindo tempo de preparo de pratos, entre outros exemplos, que terão impactos positivos no uso dessas novas tecnologias”, diz Fabrício Bloisi, CEO do iFood.
Novidade com o Compr.A.Í
Para impulsionar compras em supermercados e pequenos estabelecimentos, o iFood apresenta a partir de julho o Compr.A.Í, uma funcionalidade que usa a Inteligência Artificial para transformar listas de compras em textos por meio de mensagens escritas por consumidores via WhatsApp. A novidade oferece ao empreendedor uma jornada exclusiva que conecta estabelecimentos com seus clientes, agilizando o processo, desde a conversa inicial até o recebimento de pedidos e vendas. Trata-se de uma integração de aplicações do iFood, WhatsApp e dos modelos da OpenAI.
Também em julho, os usuários poderão fazer seus pedidos em mercados no aplicativo do iFood com outra função, que usa simples comandos de voz como: “quero um café da manhã com poucas calorias”; “preciso fazer um jantar para quem gosta de ervilha”; “ingredientes para um bolo de cenoura” ou “estrogonofe para cinco pessoas”. A partir do comando, o iFood cria uma lista de produtos necessários para realizar os pedidos, indicando os melhores mercados, inclusive comparando preços entre estabelecimentos. Tudo isso usando a voz sem qualquer clique. “Você simplifica a vida do usuário e até torna divertido o momento de compra”, afirma Fabrício.
Ranking de Inovação
O impacto que a Inteligência Artificial trouxe para o iFood nos últimos cinco anos colocou a empresa no ranking das dez companhias mais inovadoras da América Latina. Os investimentos nessa frente possibilitaram uma experiência totalmente inovadora ao ecossistema, que tem aplicado Inteligência Artificial diariamente para garantir as melhores soluções possíveis aos clientes, entregadores e restaurantes. Agora, o grande objetivo é tornar a empresa brasileira de tecnologia referência em utilização de Inteligência Artificial para potencializar negócios de empreendedores, fidelizar clientes e garantir a melhoria de trabalho dos entregadores, além de inspirar recursos tecnológicos a serem aplicados em outros modelos que podem revolucionar o futuro da sociedade.