Prédio em construção foi danificado por incêndio de grandes proporções na Zona Norte do Recife; Corpo de Bombeiros controla as chamas e especialista destaca importância do seguro para situações deste tipo
Um incêndio de grande proporção tomou conta do edifício Botanik Torre Flora, em processo de construção, na Zona Norte do Recife. Segundo a Folha de Pernambuco, a Construtora Carrilho é responsável pelo empreendimento. De acordo o Corpo de Bombeiros, que controla as chamas em pelo menos 10 andares da construção, a ocorrência foi registrada por volta das 20h desta quinta-feira (28). Um helicóptero auxilia nos trabalhos de contenção.
Atualização, 08:40: Em nota, a Construtora Carrilho comunicou que não houve o registro de vítimas e a empresa está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do acidente. O empreendimento tem seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado, ainda conforme a empresa. “Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra pelos órgãos competentes e a equipe técnica da construtora para liberação do edifício”, encerra o comunicado.
Ver essa foto no Instagram
Presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindseg NNE), Ronaldo Dalcin destaca o fato de acontecimentos deste tipo promoverem uma reflexão sobre a importância dos Seguros para Riscos de Engenharia. “É preciso ponderar que a construção pode gerar impactos, caso tenha sua estrutura abalada. Além disso, boa parte deste prédio já devia ter unidades comercializadas, com imóveis na planta. Então, para cumprir o contrato, é crucial que a construtora tenha como assegurar seus riscos de engenharia. As indenizações neste tipo de situação costumam ser rápidas, até mesmo para que a obra possa ser retomada”, comenta.
Além disso, Dalcin lembra que o Seguro para Riscos de Engenharia pode contar com condições e coberturas específicas, de acordo com o projeto. “Isso pode, inclusive, preservar a propagação deste incêndio para outros prédios e gerar prejuízos para terceiros”, acrescenta. “Vamos analisar que exista uma madeira nesta obra e que ela está começando a cair em chamas. Se ela cair em cima de um carro ou qualquer outro patrimônio, além de marquises ou até mesmo o comércio da localidade, o Seguro Risco de Engenharia tem amplitude para repor este prejuízo”, revela ao enfatizar a importância de analisar o contrato de seguro, além da consultoria de corretores e demais especialistas envolvidos.