Inscrições para o BNDES Garagem 2023 terminam nesta sexta

Inscrições para o BNDES Garagem 2023 terminam nesta sexta / Foto: Fortytwo / Unsplash Images
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Programa de incentivo a startups visa promover ações empreendedoras em todo o Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abre nova chamada para a edição 2023 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, programa de incentivo a startups que visa promover ações empreendedoras em todo o Brasil. Nesta edição, o Banco vai incluir nos critérios de classificação do Programa pontuação extra para soluções voltadas para o público feminino. Neste ciclo, 45 negócios de diversos setores serão selecionados. A aceleração acontecerá por meio do Consórcio AWL (Artemísia, Wayra e Liga Ventures) – empresas que são referência no ecossistema de inovação. As inscrições terminam em 12 de maio e devem ser feitas no site do BNDES Garagem.

Durante todo Programa, os participantes receberão apoio individual de especialistas; terão acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios; conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto; serviços gratuitos e subsidiados; além de conexão com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas.

Ao final da aceleração, duas startups que se destacarem no processo de aceleração, uma na categoria de Tração (para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer, ganhando escala), e outra na de Criação (etapa para negócios que estão começando e precisam de apoio nos primeiros passos) receberão prêmios de R$ 30 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

De acordo com Natália Dias, Diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, a chamada da edição 2023 confirma o sucesso da iniciativa e reforça a vontade do BNDES em promover cada vez mais a equidade de gênero. “Nos anos anteriores, demos destaque às iniciativas de impacto socioambiental, buscando sempre promover a diversidade regional, de gênero e de raça. Neste ano, além de continuarmos atentos às questões de diversidade, vamos priorizar soluções voltadas para o público feminino. Queremos cada vez mais apoiar iniciativas diversas e fora dos grandes centros, escalando esta bem sucedida iniciativa. Acreditamos na diversidade, equidade e inclusão como ferramenta transversal à atuação do banco e como linha de negócio”, comenta a diretora do BNDES.

Luciano Gurgel, diretor-executivo da Artemisia – uma das organizações que compõe o Consórcio AWL destaca a importância do BNDES na realização dessa iniciativa. “Ter o BNDES levantando a bandeira dos negócios de impacto fez o tema chegar mais longe, em outro patamar. Como ator fundamental do mercado de capitais brasileiro, o Banco desenha sua Teoria de Mudança ao usar o BNDES Garagem como plataforma de lançamento de negócios de impacto para um futuro acesso ao mercado de capitais. Um dos nossos sonhos, e métrica de sucesso para o programa, é ver um dia um negócio de impacto acelerado pelo BNDES Garagem emitindo uma debênture ou um bond no mercado de capitais. E que os investidores desses papéis olhem não apenas o risco e o retorno do investimento, mas também o impacto por ele gerado”.

Guilherme Amorim, Head de Parcerias da Wayra, destaca a importância da iniciativa de priorizar soluções voltadas para mulheres. “Sabemos que a captação para mulheres empreendedoras ainda está muito distante do ideal quando comparadas a projetos com homens em posição de liderança. Boas ideias não se sustentam sem um bom plano de negócios e networking, o que reforça a importância das mentorias desenvolvidas ao longo do programa. O consórcio AWL permite que os empreendedores criem novas conexões e estruturem ações conjuntas que agregam valor e um olhar focado para as startups, levando-as para o próximo estágio”, ressalta Amorim.

Já Rogério Tamassia, diretor da Liga Ventures, avalia a relevância do BNDES Garagem para o ecossistema de impacto. “Iniciativas como essa trazem oportunidades verdadeiras para que as startups consigam crescer e fazer a diferença no ecossistema de inovação. A parceria entre o BNDES e o consórcio AWL tem sido um sucesso e tenho certeza que os resultados desse ciclo seguirão trazendo impactos positivos e transformando os negócios do banco”.

Critérios de seleção do BNDES Garagem – Negócios de Impacto

O programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto vai apoiar empreendedores com negócios em dois estágios da jornada empreendedora: Criação (para os que estão começando a empreender e precisam de suporte para dar os primeiros passos) e Tração (para os que já têm negócios criados e demandam apoio para crescer ou escalar).

No estágio de Criação o programa busca por empreendedores e startups que estejam na fase inicial do negócio, ainda passando por validações de problema, solução, público alvo, sem modelo de negócio definido; não possuam faturamento recorrente; podem ter ou não mais de um sócio(a) e/ou equipe, que podem ou não serem formalizados e que se enquadrem em um dos três estágios:

a) Ideação: startup com uma ideia de problema que quer resolver e está na fase de desenvolver o conceito da solução, mas ainda sem validações.

b) Prototipação: startup com uma proposta de solução, que está sendo validada com os primeiros testes, a fim de conhecer a sua viabilidade frente a resolução do problema.

c) MVP: startup com uma solução mais robusta que o protótipo e que está em fase de testes a fim de reconhecer a sua viabilidade de mercado, pode ou não ter seus primeiros clientes pagantes.

Em Criação, o empreendedor receberá suporte personalizado para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP, sigla do inglês Minimum Viable Product), validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. A metodologia aplicada é composta por uma trilha de conteúdos, mentorias e workshops para apoiar o empreendedor a desenvolver o negócio de impacto; a duração da aceleração será de três meses. A startup que se destacar receberá ao final uma premiação no valor de R$ 20 mil.

Para a seleção de Tração o foco está em encontrar startups que estejam em uma fase mais avançada do negócio e que já possuam aspectos como o problema, solução, público-alvo e modelo de negócio validados, que estejam colocando o seu impacto socioambiental na prática; que já possuam um faturamento e número de clientes recorrentes, sendo capazes de ter e/ou prever uma sustentabilidade financeira do negócio; que possuam mais de um(a) sócio(a) e/ou equipe formalizados e que se enquadre em um dos dois estágios:

a) Tração: startup que já validou o seu modelo de negócio junto ao mercado (pode ter um produto já validado, ou buscar lançar um novo durante o Programa), apresenta resultados recorrentes e precisa incrementar as vendas.

b) Scale Up: startup que está em fase de crescimento acelerado e ganho de escala local e internacional.

Em Tração, o empreendedor receberá suporte personalizado para acelerar o crescimento da própria startup, refinar o impacto da solução, além de ter acesso à rede de empresas parceiras – públicas e privadas – e de investidores. A metodologia é composta por trilhas de conteúdo alinhadas ao momento e à necessidade de cada negócio em um processo de aceleração flexível e personalizado, que conta também com conexões com mentores, empresas parceiras e investidores. Na prática, uma metodologia aplicada ao longo de quatro meses, pensada para empreendedores que desejam acelerar o desenvolvimento do negócio de impacto social ou ambiental para chegar rapidamente a outro patamar. Nesse estágio, a startup que se destacar receberá ao final uma premiação no valor de R$ 30 mil.

Para ambos os estágios, estão credenciados a participar empreendedores de todo o país, que tenham intenção genuína de gerar impacto positivo; que sejam engajados com o negócio; e estejam abertos a repensar pontos fundamentais da solução dentro do Programa.

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