Com redução de 91% no tempo de resposta a corretores e clientes, seguradora digital aparece entre as empresas listadas no Relatório da Transformação Digital da América Latina 2023, divulgado esta semana pela gestora de venture capital
O uso de inteligência artificial da Akad Seguros para capacitar corretores e acelerar o atendimento a clientes levou a companhia ao patamar de destaque em inovação na América Latina. A seguradora investida pela GP Investimentos ganhou espaço na quarta edição do Relatório da Transformação Digital da América Latina da gestora de venture capital Atlantico.
Única seguradora listada pelo estudo, a Akad aparece ao lado de grandes empresas que estão apostando na inovação para otimizar a experiência dos clientes. Segundo o levantamento, a Akad Seguros conseguiu reduzir em 91% a velocidade média de resposta, saindo de 47 minutos para apenas 4 minutos. O tempo médio para solucionar chamados também caiu de 187 minutos para 47 minutos, uma redução de 75%.
As melhorias nos índices de atendimento foram impulsionadas pelo suporte aos corretores a partir da Inteligência Artificial do ChatGPT, um projeto pioneiro entre as seguradoras da América Latina. O assistente virtual é treinado com todas as informações referentes aos produtos da Akad para interagir com os profissionais pelo WhatsApp em tempo real, seja por voz ou texto.
O estudo faz um mapeamento do cenário socioeconômico dos países latino-americanos e conclui que, apesar de contratempos relacionados à estagnação do PIB e inflação, a região tem tudo para acelerar seus índices de crescimento com a chegada de uma nova era tecnológica. Segundo o relatório, a América Latina está abraçando o potencial da IA, com grande otimismo entre empresas, empreendedores e população.
O relatório da Atlantico destaca ainda a plataforma digital lançada pela Akad para gerenciar e otimizar as vendas de seguros, iniciativa que vem dando mais autonomia para que os corretores possam diversificar e ampliar a oferta de produtos. “O verdadeiro poder da IA reside justamente nessa capacidade de criar oportunidades, democratizar o mercado e eliminar barreiras”, destaca Marcelo Sales, CIO da Akad.
O relatório da Atlantico também enfatiza como a aposta em inteligência artificial tem influenciado diretamente no crescimento das receitas da Akad. A seguradora – que terminou o ano passado com R$ 677 milhões em prêmios brutos emitidos – já atinge a marca de R$ 741 milhões no acumulado dos últimos 12 meses. A projeção da seguradora é fechar o mês de dezembro superando pela primeira vez R$ 1 bilhão em receitas com prêmios.
A Atlantico e seus parceiros de pesquisa entrevistaram mais de 500 líderes de empresas em toda a América Latina para chegar aos dados da versão mais atual do relatório, que tem edições lançadas todos os anos. Foram ouvidas ainda amostras significativas da população de cinco países latino-americanos, entre eles o Brasil.
O estudo completo revela ainda dados exclusivos sobre as áreas de negócios mais propensas a utilizar modelos de inteligência artificial na América Latina, o volume global de investimento em IA por país e métricas relacionadas a aspectos regulatórios, além de outras particularidades da região.