Rede hospitalar reforça estrutura em UTIs e projeta crescimento em 2025 para atender demandas de alta complexidade
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) desempenham um papel essencial no sistema de saúde, oferecendo cuidados de alta complexidade a pacientes em estado crítico. Redes como a Kora Saúde, uma das maiores do Brasil, têm investido continuamente na ampliação desses serviços para atender à crescente demanda. Segundo o estudo ‘A Medicina Intensiva no Brasil: perfil dos profissionais e dos serviços de saúde’, divulgado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o número de leitos de UTI no Brasil cresceu 52% na última década, passando de 47.846 em 2014 para 73.160 em 2024.
Como parte desse esforço, a Kora Saúde inaugurou recentemente 10 leitos de UTI adulto em Goiânia e 25 leitos de UTI neonatal no Hospital Santa Teresa, em Palmas (TO). O investimento, em torno de R$ 5 milhões, reforça a infraestrutura hospitalar e atende à crescente demanda por serviços de alta complexidade nas regiões atendidas.
Segundo Guilherme Coutinho, Diretor da Rede Medical Palmas, o impacto vai além do atendimento médico. “Estamos investindo na ampliação da nossa estrutura e no fortalecimento do sistema de saúde das comunidades onde atuamos. Esses novos leitos representam mais vidas salvas, maior acesso à saúde de qualidade e um impacto direto na geração de empregos e no desenvolvimento local”, destacou.
A abertura dos novos leitos gera empregos diretos e indiretos, com a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, além de fomentar postos nas áreas de serviço de suporte e fornecedores. Esse movimento contribui significativamente para a economia local e o fortalecimento das redes de saúde.
Para Maurício Prudente, cardiologista e diretor médico do Instituto de Neurologia de Goiânia, a expansão na estrutura destaca a importância do trabalho realizado pela companhia, reafirmando seu compromisso com a qualidade no cuidado ao paciente. “A expansão desses novos leitos é fruto do esforço conjunto da Kora Saúde com as unidades hospitalares, que buscam, a cada dia, oferecer um tratamento mais humanizado, inovador e com excelência para seus pacientes”, afirmou.
Planos de expansão
Além dos avanços em Goiânia e Palmas, a Kora Saúde já projeta novos investimentos para o início deste ano. A rede anunciou a abertura de 20 leitos de UTI adulto no Hospital Palmas Medical, também na capital tocantinense, reafirmando seu compromisso com a modernização e ampliação de serviços essenciais para a população.
“Estamos atentos às necessidades das praças onde atuamos e, por isso, planejamos essas ampliações com base em estudos cuidadosos de demanda. Nossa meta é garantir que, ao longo de 2025, tenhamos uma infraestrutura ainda mais robusta para atender aos pacientes com eficiência e humanidade”, finaliza Guilherme.
A iniciativa consolida a posição da Kora Saúde como uma das líderes do setor hospitalar, destacando a importância de investimentos estratégicos para ampliar o acesso a cuidados de alta complexidade no Brasil.