Quinzena do Seguro

MAPFRE registra crescimento de 21% em prêmios no 1º trimestre e lucro de € 53,6 milhões no Brasil

MAPFRE registra crescimento de 21% em prêmios no 1º trimestre e lucro de € 53,6 milhões no Brasil / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Unidade brasileira do Grupo registrou um crescimento de 21,5% em prêmios emitidos no acumulado dos três primeiros meses de 2023

A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, encerrou o primeiro trimestre de 2023 com resultados expressivos. A unidade brasileira do Grupo registrou um crescimento de 21,5% em prêmios emitidos no acumulado dos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2022, totalizando quase € 1,2 bilhão. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela evolução positiva dos negócios de seguros Rurais (44,0%) e de Vida (28,5%).

O lucro líquido da MAPFRE no Brasil também evoluiu de forma significativa, passando de € 11,6 milhões para € 53,6 milhões no cálculo de janeiro a março deste ano, o que representa uma alta de 362,1%, a maior entre todas as operações da companhia no mundo.

No geral, a América Latina apresentou um crescimento de 166,6% no lucro do período, impulsionado tanto pelo desempenho operacional do Brasil, quanto pelo México, cuja evolução foi de 108,8% no período. O Brasil continua posicionado como a segunda região que mais contribui para as receitas globais do grupo MAPFRE, atrás de Espanha e Portugal, que juntos obtiveram um lucro líquido de € 67,3 milhões.

Na avaliação do CEO da MAPFRE Brasil, Fernando Pérez-Serrabona, apesar dos desafios econômicos, a companhia tem conseguido se manter resiliente e apresentar crescimento sustentável. “O Brasil é estratégico para os negócios da MAPFRE e um dos mercados com maior potencial de crescimento no setor de seguros. Para alcançar nosso objetivo de avançar com rentabilidade, vamos manter o foco na melhoria da eficiência operacional, em diversificar cada vez mais nossos produtos de acordo com as necessidades do consumidor e em difundir a cultura do seguro”, explica o executivo.

Sobre o volume arrecadado em prêmios, o avanço do Brasil foi o segundo mais alto entre todas as regiões em que o Grupo MAPFRE opera no mundo, ficando atrás apenas da região Ibérica (Espanha e Portugal), cujo crescimento no período foi de 30,9%. Na região LATAM Centro-Sul, a alta foi de 12,1%, seguido da América do Norte (8,1%), Europa, Oriente Médio e África (7,7%) e México (1,3%).

MAPFRE no mundo

Na média mundial, os prêmios da MAPFRE cresceram 19,1% no primeiro trimestre de 2023 frente ao mesmo período do ano passado, alcançando € 7,8 bilhões. A alta reflete uma melhoria generalizada do negócio, com aumentos de 10,3% no ramo Não Vida e de 59,5% no segmento Vida. Considerando as apólices de seguros Não Vida, os prêmios aumentaram mais de € 550 milhões no primeiro trimestre, com um crescimento de 12,6% em Saúde e Acidentes, 10,6% em Seguros Gerais e 7,1% em Automóveis. Quanto ao negócio de Vida, os prêmios aumentaram quase 700 milhões.

O lucro líquido do Grupo MAPFRE nos três primeiros meses do ano atingiu a cifra de € 127,6 bilhões, o que representa uma redução de -17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia alcançado € 154,5 bilhões.

O terremoto na Turquia foi o evento catastrófico mais relevante que afetou os resultados, apresentando um impacto de aproximadamente € 77 milhões no resultado líquido, afetando principalmente à MAPFRE RE (€ 72 milhões) e, em menor medida, à seguradora local (5 milhões de euros). Em 2022, o sinistro catastrófico mais relevante para a empresa foi a seca no Brasil, com um impacto líquido para o grupo de € 37 milhões no primeiro trimestre.

“Mais uma vez, a alta diversificação do negócio nos permite enfrentar, com um resultado sustentável, os desafios apresentados pela inflação nos ramos de Não Vida”, disse Antonio Huertas, presidente da MAPFRE. “Estes resultados nos fazem sentir otimistas no ambiente atual e demonstram a fortaleza do modelo de negócio”, conclui o executivo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Diretoria plena do Sincor-SP é convidada para Encontro de Líderes na Bradesco Seguros
Diretoria plena do Sincor-SP é convidada para Encontro de Líderes na Bradesco Seguros / Divulgação

Diretoria plena do Sincor-SP é convidada para Encontro de Líderes na Bradesco Seguros

Objetivo da companhia foi aproximação com as lideranças de todo o Estado, para

Next
Encontro de Lideranças do Grupo Bradesco Seguros e Sincor-SP reforça parceria de longa data
Encontro de Lideranças do Grupo Bradesco Seguros e Sincor-SP reforça parceria de longa data / Foto: Divulgação

Encontro de Lideranças do Grupo Bradesco Seguros e Sincor-SP reforça parceria de longa data

Seguradora promoveu, no dia 26, evento com o objetivo de estreitar os laços com

You May Also Like