O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participa, de 28 de novembro a 4 de dezembro, da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com outras instituições públicas e governos estaduais e municipais. O tema deste ano é Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Um dos destaques no estande do MDR é a apresentação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, além de programas ambientais em segurança hídrica, em áreas como conservação da fauna e da flora e salvamento de bens arqueológicos.
“Vamos mostrar alguns vestígios arqueológicos e paleontológicos, como, por exemplo, duas espécies não reconhecidas encontradas recentemente. Além disso, vamos apresentar trabalhos científicos, publicações e projetos executados na área de segurança hídrica”, informa a coordenadora-geral de Programas Ambientais da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Elianeiva Odísio.
O estande do MDR também contará com um cômodo de um protótipo habitacional do Programa Casa Verde Amarela, voltado à habitação de interesse social.
Também serão abordados na participação do MDR envio de alertas de desastres pelo WhatsApp, o Marco Legal do Saneamento Básico, os programas de desenvolvimento urbano e as parcerias com o setor privado para financiamento de ações em setores atendidos pela Pasta, entre outros.
Sistema de produção do pitu
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao MDR, também conta com um estande, onde apresentará o sistema de produção de pitu. Em 2022, foram soltos cerca de 22 mil pequenos camarões em rios da área de atuação da companhia, com objetivo de recompor o estoque natural, contribuindo para recuperação da população de camarão-pitu e o equilíbrio ambiental na bacia.
Além disso, a Codevasf também vai apresentar o sistema de produção de mel e cacau e os visitantes poderão fazer degustação de chocolate.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
As diversas atividades promovidas durante o evento ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do País. A programação inclui ações de divulgação científica, como estandes das unidades vinculadas ao MCTI, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.
Serviço:
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF
Data: 28 de novembro a 04 de dezembro
Segunda-feira a sexta-feira: de 8h às 18h (quarta-feira até as 19h)