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Mercado Livre e Mercado Pago apresentam estudo que aponta cenário de consumo para a Black Friday 2023

Mercado Livre e Mercado Pago apresentam estudo que aponta cenário de consumo para a Black Friday 2023/ Foto: Divulgação
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Número de consumidores que farão pagamentos à vista cresce em relação ao ano anterior e alcança 18%

O Mercado Livre se prepara para uma Black Friday com recordes de buscas e compras este ano, com ativações que começam neste mês e vão até o fim de novembro. Em 2022, o marketplace atingiu crescimento de 19%, versus uma queda de 18% do mercado, segundo a Confi.Neotrust. Para este ano, a empresa estima uma edição ainda maior e mais conectada às expectativas do consumidor, que demonstra otimismo para a data. É o que aponta o estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital.

A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro, mostra que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais este ano versus 2022. Entre as três categorias mais buscadas pelos brasileiros estão Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares, seguidas por Moda e Casa&Decoração.

Além disso, a otimização logística tem sido destacada como atributo chave no momento da compra. O estudo mostrou o frete grátis como um atrativo para 75% dos entrevistados, sendo que 1 em cada 3 vê a entrega rápida como um fator decisivo de compra.

Para atingir um desempenho superior ao registrado na última edição, de acordo com Julia Rueff, Vice-Presidente de Marketplace do Mercado Livre, a empresa está investindo em alavancas, como a antecipação das promoções, a integração do ecossistema, sinergia com os vendedores da plataforma, amplo sortimento de produtos e otimização da malha logística.

“A Black Friday do Mercado Livre já começou. Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente”, afirma Julia.  “Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma”, finaliza.

Sobe para 18% o volume de brasileiros que pretende pagar à vista

O estudo também mostra como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e revela que mais brasileiros almejam pagar à vista. “Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. “Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”.

Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$1.000 (semelhante ao ano passado), 20% entre R$1.000 e R$2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$2.000 (20% em 2022).

Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12.5% em 2022 para 32.5% em 2023) e Pix Parcelado.

Descontos de até 70% no Esquenta Black Friday do Mercado Livre

O esquenta do Mercado Livre para a Black Friday começou em 16 de outubro, com a campanha “Tá Na Mão”, estrelada pelo apresentador e embaixador da marca, Marcos Mion. A campanha trará um formato exclusivo e cocriado com a Globo, transformando apertos de mão – remetendo ao logo do e-commerce – durante a programação de entretenimento de canais da Globo (TV Globo, GNT e Multishow) em cupons para os consumidores. Este ano, o Mercado Livre investirá 50% a mais em mídia e 137% em cupons de desconto em relação à data de 2022. Serão oferecidos até 70% de descontos em milhares de produtos nas categorias de moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras.

Mais de 5,6 mil vagas temporárias reforçam otimização logística

O Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias de emprego para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os temporários vão ter chance de efetivação e correspondem a ⅕ do quadro de funcionários de todo o Brasil. As vagas abertas são para Centros de Distribuição Fulfillment nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Com a entrega mais rápida do varejo, hoje o Mercado Livre entrega no mesmo dia para 193 cidades brasileiras, em até um dia para 2,9 mil cidades e em no máximo dois dias para 5,2 mil municípios.

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