Confira artigo de Rafael Flexa, diretor de negócios da Sensedia
Seu e-commerce está preparado para atender o público geral? Graças à inovação, o consumidor se adaptou a um leque de transformações tecnológicas vindas pelo mercado varejista. Do outro lado, temos um segmento interessado em mergulhar na mesma onda – os bancos digitais e fintechs – com o propósito de conectar e equilibrar os “dois mundos” em um só: e esta relação só tende a se potencializar em curto e a longo prazo.
É o que aponta o estudo publicado em 2022 pela Worldpay, empresa de pagamentos e parte de soluções de tecnologia FIS. Em 2024, o mercado de e-commerce brasileiro deve crescer 57%, e 43% é a porcentagem estimada de consumidores que vão usar cartões de crédito, seguido por 17% em carteiras digitais. Com essa ascensão, as instituições financeiras estão com o radar apitando sobre os principais desenvolvimentos, que estão transformando o mercado, e já iniciaram sua jornada na digitalização.
Essa fatia do mercado é capaz de oferecer produtos e desenvolver aplicativos para empresas e varejistas, incluindo uma plataforma de APIs e integração de serviços financeiros, como os canais digitais – tais como e-commerce, plataformas digitais e dispositivos móveis. Isto permite a implementação de soluções como pagamentos via Pix, integração nos sistemas ERPs, além de taxas personalizadas que atendem às necessidades dos consumidores.
O fato é, que a digitalização não só modernizou as operações, como também abriu portas para novas oportunidades de negócios. O mercado está aquecido e afável para parcerias estratégicas, com o intuito de trazer soluções dentro de seu ecossistema digital, como a plataforma como serviço (PaaS) e banco como serviço (BaaS).
Os clientes, tanto os varejistas quanto os correntistas das contas digitais, podem agora realizar transações financeiras de forma segura e eficiente por meio de diversos canais, incluindo plataformas digitais, e-commerce, marketplaces e dispositivos móveis. A integração sem atritos com o Pix e a personalização das tarifas proporcionaram uma experiência financeira mais flexível e alinhada às necessidades individuais dos clientes.
Além disso, a integração de pagamentos na plataforma de e-commerce permite que o varejista se destaque em um mercado concorrido. Do ponto de vista tecnológico, a transformação digital não está isenta de desafios, uma vez que o consumidor se torna mais exigente a cada ano que passa. Isso começa pela segurança de dados sensíveis, integração de sistemas, a garantia de alta disponibilidade e outras atividades que impactam diretamente o mercado B2B.
Unir varejo, tecnologia e finanças em um único viés é uma tarefa para poucos, afinal, o mercado está de olho em seu funil principal: a experiência do consumidor. Que tal dar o primeiro passo para identificar sua estratégia e aderir a digitalização? A hora é agora!
Sobre a Sensedia:
A Sensedia simplifica a arquitetura e as integrações empresariais para melhorar a eficiência e a flexibilidade dos negócios. As soluções da Sensedia vão além do gerenciamento de APIs, trabalhando em parceria para ajudar os clientes a fazer mais, mais rápido e melhor com APIs, microsserviços e sua arquitetura. Seja aproveitando sistemas legados para inovação aberta em uma plataforma moderna, liberando dados com arquitetura ágil, criando novas experiências digitais para os clientes ou expandindo modelos de negócios e ecossistemas de parceiros, a Sensedia capacita os negócios de seus clientes para se tornarem conectados, com mais comparabilidade e adaptáveis. Saiba mais em sensedia.com.br.