Bradesco Seguros

Paulistão e Brasileirão, reality de gastronomia, diversidade e muito mais: as apostas do YouTube para alavancar marcas em 2024

Paulistão e Brasileirão, reality de gastronomia, diversidade e muito mais: as apostas do YouTube para alavancar marcas em 2024 / Divulgação
Divulgação

Line-up inclui projetos comerciais dos mais variados temas, incluindo grandes eventos esportivos, conectando marcas, usuários e criadores de conteúdo

Futebol, música, diversidade, empreendedorismo, dança e gastronomia estão entre as apostas do YouTube para criar conexões significativas entre marcas, criadores e consumidores em 2024. Nesta quinta-feira (21), a plataforma revelou para o mercado, durante o evento YouTube Upload em São Paulo, os projetos comerciais planejados para o próximo ano. O esporte, que ganhou destaque na plataforma no último ano, continuará em alta, com renovação da transmissão do Paulistão e do Brasileirão, por meio da CazéTV.

O YouTube é a plataforma de streaming de vídeo mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo. A plataforma oferece uma oportunidade única para marcas se conectarem com seu público-alvo de forma envolvente e relevante. Uma pesquisa recente encomendada pelo YouTube à Kantar mostra que 79% dos usuários concordam que a publicidade na plataforma os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto e 84% dizem que a publicidade no YouTube é confiável.

Por meio dos projetos comerciais oferecidos pelo YouTube, marcas e agências podem encontrar oportunidades para se conectar de forma significativa com os consumidores que são relevantes para elas. As propostas incluem conteúdo e publicidade na mesma linguagem do YouTube, o que permite que os anunciantes se posicionem de forma mais envolvente com seu público do que por meio de formatos tradicionais de mídia.

“Em um cenário em que é cada vez mais difícil conquistar a atenção da audiência, a parceria com criadores de conteúdo promove uma forte conexão com nossa comunidade de usuários”, explica Esly Paiva, líder de pacotes e conexão com criadores do YouTube Brasil. “Nossos projetos oferecem uma combinação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de mídia eficiente para impulsionar e amplificar o conteúdo, gerando resultados de negócio para as marcas”.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre os projetos comerciais do YouTube em 2024:

Paulistão e Brasileirão

O YouTube tem se tornado cada vez mais relevante quando o assunto é futebol, a paixão nacional. A plataforma permite que os torcedores possam acompanhar seus times em qualquer lugar. Nos últimos anos, o sucesso da transmissão de jogos e campeonatos mundiais do esporte na plataforma demonstraram um crescimento sustentável de audiência, instigando o interesse crescente dos patrocinadores em participar de projetos relacionados ao tema.

Depois das transmissões das Copas de 2022 e 2023 pela CazéTV, o YouTube e Casimiro se unem novamente para trazer um pacote ainda mais completo para o mercado, que combina o posicionamento das marcas nos maiores campeonatos nacionais de futebol, o Paulistão e Brasileirão, além de entregas de conteúdo na CazéTV, com sua linguagem única e alto engajamento com os fãs, e a eficiência de mídia das plataformas de publicidade do Google.

Além dos jogos, o projeto inclui integrações de marca nas transmissões ao vivo, formatos exclusivos, mídia de alta visibilidade na CazéTV e também no Canal do Paulistão e entregas de conteúdo com o casting da CazéTV. Já o Canal do Paulistão segue com muito conteúdo sob demanda e ao vivo como Paulistão Feminino, Copinha, Paulistão Série A2, além das transmissões em formato de webrádio do próprio Paulistão masculino.

Rainha 3.0

Para comemorar os 30 anos de carreira da Rainha do Axé, Ivete Sangalo, o YouTube preparou um projeto especial para acompanhar a artista em sua turnê de comemoração, o Rainha 3.0. A cantora irá fazer 30 shows em diferentes cidades do país e o YouTube irá transmitir ao vivo um desses shows na plataforma. Além disso, um documentário especial será produzido durante a turnê e contará a carreira da cantora.

Nessa homenagem, o YouTube irá reunir o amor dos brasileiros pela cantora, com o carisma da Ivete e as principais tendências de consumo, documentários de músicas e o consumo desse tipo de conteúdo no YouTube. As marcas terão diferentes possibilidades de participação no projeto e a visibilidade de uma legião de fãs para as suas marcas e produtos.

YouTube Music Nights

Com um olhar para o futuro da música, a plataforma criou o YouTube Music Nights: uma iniciativa que, em suas edições anteriores, já reuniu grandes artistas e alcançou milhares de pessoas. Em um novo formato, a iniciativa tem o objetivo de amplificar vozes de uma nova geração de artistas musicais, nos palcos e além.

Em 2024, o projeto contará com cinco sessões com até dois artistas cada, com produção e curadoria do YouTube, de diferentes gêneros musicais. A escolha dos artistas levará em consideração o público da Geração Z, já que pesquisa recente da Kantar mostrou que, no Brasil, o YouTube é a plataforma mais utilizada por essa geração para ouvir música ou para descobrir novos talentos musicais.

YouTube Black

Em linha com a missão da iniciativa Fundo Vozes Negras, que disponibilizou US$ 100 milhões para serem investidos em centenas de criadores e artistas negros no Brasil, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Nigéria, Quênia, e Reino Unido, a plataforma criou o YouTube Creators Match, um projeto que trará ainda mais visibilidade aos criadores do Fundo Vozes Negras por meio de conteúdos que evidenciem suas potências, narrativas e pontos de vista sobre diversos assuntos.

Nesse projeto, o YouTube conecta os criadores do Fundo Vozes Negras com marcas planejando campanhas sobre os mais diversos assuntos. Essa união entre marcas e criadores permite alcançar novos públicos por meio de uma comunicação autêntica com diferentes públicos.

DiaTV 2024

Lançada em maio de 2023, a DiaTV tem uma programação linear 24h por dia, com conteúdos ao vivo, inéditos e de acervo de diversos canais, de forma gratuita para todo o mundo.  Transmitido simultaneamente em 11 canais, leva ao público informações do mundo pop, debate questões de diversidade, variedades, programas de sustentabilidade, reality shows de relacionamentos e muito mais. Entre os programas da DiaTV estão o “De Frente com a Blogueirinha”, “Vai ter que Sustentar”, com Nátaly Neri, “Sente o Clima”, com Christian Figueiredo e “Gastro no Diva”, com o Diva Depressão.

Por meio de projetos desenvolvidos com todo a expertise da equipe do YouTube e da Dia Estúdio, este pacote oferece ainda a oportunidade das marcas estarem inseridas não só por meio de publicidade na programação, mas também por meio de conteúdos exclusivos co-criados com o casting da Dia TV.

Gastronomia

É impossível falar de YouTube sem falar de gastronomia. Desde vídeos de receitas até programas de reality show de culinária, a plataforma oferece um menu de opções melhor do que qualquer restaurante, porque tem todas as receitas. Além disso, novos chefs surgem diariamente no YouTube, oferecendo uma variedade de estilos e culturas culinárias.

Pensando nisso, o projeto oferecerá aos anunciantes a oportunidade de estar em lineups específicos de gastronomia e em projetos de conteúdo que prometem dar água na boca. Um deles é um reality show com o Cheff Otto e produzido pela Endemol, onde a dinâmica será fazer um novo prato a cada episódio, sendo que a escolha de ingredientes será feita de forma aleatória. Já o projeto Cozinha Selvagem com o creator Sau Sampaio tem a premissa que qualquer lugar torna-se ideal para uma receita: praia deserta, linha de trem abandonada, caverna remota e inclusive pontos turísticos.

Breaking 

Além de expandir a diversidade de modalidades esportivas na plataforma, este projeto conecta talentos do Breaking e marcas para atingir um público cada vez maior, contribuindo para contar a história dessa modalidade que nasceu na periferia e evoluiu recentemente como esporte olímpico, agregando dança e esporte.

O projeto inclui a criação da música e do videoclipe do “Hino do Break” com o maior canal de música do Brasil, o Kondzilla, uma competição de break com a participação de famosos, um documentário contando toda história desse estilo e o Breaking News, uma pílula diária com notícias sobre o universo de breaking em videocast.

Conforme aponta uma pesquisa recente encomendada pelo YouTube à Offerwise, 80% das pessoas recorrem ao YouTube para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse e a plataforma ocupa o primeiro lugar no Brasil na percepção das pessoas sobre ser um espaço capaz de permitir acesso a uma ampla variedade de tipos de conteúdo, tornando o YouTube o lugar perfeito para as pessoas se conectarem ainda mais com o universo de música e dança.

Favela Gaming

A Favela Gaming é um ecossistema social com objetivo de fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho, seja por meio de uma carreira gamer ou das oportunidades que este mercado oferece, como criação de conteúdo e desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Criado a partir da parceria entre YouTube, Gerando Falcões e Final Level Co, o Favela Gaming chega ao seu segundo ano. Dividido em três frentes de atuação: educação, campeonatos e acesso à tecnologia e equipamentos, o pacote Favela Gaming permite que as marcas criem conexões significativas com jovens das comunidades (por meio de conhecimento, entretenimento e eventos físicos) e integra as marcas a esta rede de desenvolvimento e impacto social, permitindo que a plataforma continue mudando a realidade de muitos jovens no Brasil.

Pride 2024

Em parceria com a DiaTV, este projeto torna o Mês do Orgulho de 2024 especial, com um toque único: uma competição apresentada por Diva Depressão, na qual seis casais LGBTQIAPN+, amplamente conhecidos na mídia, competem entre si. O objetivo é trazer representatividade para a comunidade e mostrar diferentes composições de casais e famílias. Em conjunto com a programação principal da DiaTV, também serão apresentadas pílulas que narram as experiências de 15 criadores de conteúdo e 15 pessoas anônimas que vivenciaram seus processos de ‘coming out’.

Esta iniciativa tem o objetivo de celebrar não apenas o mês do orgulho, mas também oferecer apoio e incentivo às pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ que estão enfrentando desafios semelhantes em suas jornadas. A plataforma oferece diferentes opções de participação para as marcas, incluindo a participação durante os conteúdos, assinatura comercial em programas, além de muitos outros formatos de patrocínio, incluindo o YouTube Shorts.

Total
0
Shares
Anterior
Baeta Assessoria é a primeira do segmento a receber o “Oscar do Seguro” do CVG-RJ
Wellington Costa, diretor financeiro adjunto do CVG-RJ; João Arthur Baeta Neves, diretor da Baeta Assessoria e Esther Teixeira, diretora de Seguros do CVG-RJ / Foto: Rafael Wallace / Divulgação

Baeta Assessoria é a primeira do segmento a receber o “Oscar do Seguro” do CVG-RJ

A premiação do CVG-RJ consagra a estratégia empresarial bem-sucedida de

Próximo
Liberty promove série de ativações na Semana da Experiência do Cliente
Liberty promove série de ativações na Semana da Experiência do Cliente / Foto: Divulgação

Liberty promove série de ativações na Semana da Experiência do Cliente

Como parte do projeto, companhia impactou públicos estratégicos por meio de

Veja também