Pix Open Finance: Blip inaugura funcionalidade em bot no WhatsApp

Pix Open Finance: Blip inaugura funcionalidade em bot no WhatsApp / Divulgação
Divulgação

Primeira transação neste formato foi realizada para o Instituto Mano Down, a fim de arrecadar doações com mais facilidade, rapidez e segurança

Uma das grandes tendências de inovação do mercado financeiro no Brasil, o Open Finance, tem previsão de incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito, de acordo com estudo do Serasa Experian. Para fomentar ainda mais uma rotina financeira prática e com segurança ao consumidor de onde ele estiver, a Blip, empresa líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem, passou a integrar a experiência do Pix com o Open Finance no ambiente do WhatsApp. A nova funcionalidade foi feita em parceria com a Efí Bank (antiga Gerencianet), que lançou a “API Pix via Open Finance” pertencente ao ecossistema de meios de pagamentos da vertical Efí Pay.

A solução habilita a iniciação de pagamento usando o Pix através da tecnologia do Open Finance, a qual foi integrada na Blip. Com a API, a empresa de contatos inteligentes permitirá que seus clientes autorizem o pagamento se conectando a diversos bancos, oferecendo uma experiência rápida, fluida e com menos etapas.

A iniciativa do Banco Central que permite que clientes compartilhem de forma segura suas informações entre diferentes instituições autorizadas e realizem movimentações de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, agora também se torna uma ferramenta para transações via chatbot.

Atualmente, a implantação desse novo serviço encontra-se na fase 3, onde será permitido pagamentos com Pix. Em breve, também estarão disponíveis opções para TED, transferência entre contas do mesmo banco e pagamentos de boletos e débitos sem a necessidade de recorrer ao aplicativo da sua instituição financeira. “Estamos contentes em dar esse grande passo no Ecossistema Blip de Pagamentos, sendo a primeira companhia não financeira a fazer operações transacionais no WhatsApp em ambiente de Open Finance, usando nossa principal expertise que são os contatos inteligentes. Isso dará tração a novos negócios, permitindo novas possibilidades de movimentações financeiras”, afirma Rodrigo Battella, Diretor da Divisão de Serviços Financeiros e Pagamentos na Blip.

O Pix Open Finance traz benefícios significativos, como a redução das barreiras e custos associados a transações financeiras tradicionais, tornando-se uma opção ainda mais atrativa para realizar pagamentos e, no caso do Mano Down,  doações. “Como sempre aconteceu na história da Blip, queremos nos manter na vanguarda dessa revolução conversacional e financeira, liderando o caminho para o futuro das transações no WhatsApp e abrindo portas para uma nova era de interações comerciais e transações financeiras diretamente através das  conversas. Estamos rompendo barreiras e trazendo a experiência de Open Finance para um ambiente de mensageria, abrindo um mundo de novas possibilidades para marcas e consumidores, sem perder a segurança e a confiabilidade”, completa Battella.

Apesar do nome significar sistema financeiro aberto, o Open Finance não tornará público os dados dos cidadãos. “O compartilhamento das informações de pagamento depende de consentimento prévio do cliente e na Blip estamos trabalhando para garantir segurança total via WhatsApp com ações que estão de acordo com o processo de LGPD e a regulamentação do Banco Central”, esclarece Paulo Kimura, Diretor de Segurança da Informação e Governança de TI na Blip.

Pix Open Finance acelera doações

A primeira atuação de Blip com o Pix via Open Finance foi um projeto com o Instituto Mano Down, instituição responsável pelo atendimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Por meio do chatbot da instituição, o “Maninho”, é possível fazer pagamentos com Pix sem a necessidade de recorrer ao aplicativo da sua instituição financeira, tornando ainda mais conveniente e rápido o processo de doação para apoiar o instituto. É a tecnologia facilitando o engajamento social e o apoio a causas importantes.

“A iniciação de pagamentos reduz a fricção nas transações com Pix, fazendo com que o pagador tenha uma jornada única, o que contribui para mais conversão nas vendas. A jornada sem redirecionamento vai tornar a experiência ainda mais fluida e com menos etapas. Acreditamos que a agenda evolutiva do Open Finance trará ainda mais benefícios para que soluções inovadoras como a da Blip continuem a dar certo e para que o market share do Pix cresça ainda mais”, diz Danilo Oliveira, Diretor de Produtos da Efí.  

Blip aposta no mercado financeiro

Não é a primeira vez que a Blip aposta no mercado financeiro. Em junho, a empresa lançou o Blip Trust, hub de soluções que visa integrar diferentes ferramentas que aumentam a segurança de um chatbot quando o assunto é mercado de pagamentos. “Com a premissa de trazer mais agilidade e segurança para transações entre clientes e marcas dentro do WhatsApp, o Blip Trust oferece, por exemplo, soluções biometria por voz, validação de documentos e reconhecimento facial”, diz Battella.

Blip é provedora oficial do WhatsApp API no Brasil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
“Rio de Vinho” em cidade portuguesa demonstra importância do RC Empresarial
"Rio de Vinho" em cidade portuguesa demonstra importância do RC Empresarial / Reprodução / Redes Sociais

“Rio de Vinho” em cidade portuguesa demonstra importância do RC Empresarial

CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini analisa relevância do Seguro

Próximo
Mercado da nostalgia: 83% dos brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000
Mercado da nostalgia: 83% dos brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000 / Foto: Suzy Hazelwood / Pexels

Mercado da nostalgia: 83% dos brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

Pesquisa analisa a tendência de mercado e mostra quais produtos trazem mais

Veja também