Case ‘Graduação em Seguros – Instruir para Construir’ levou o maior prêmio da categoria
Na noite de ontem (30/11), a CAPEMISA conquistou o primeiro lugar no Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência aberta, Saúde Complementar e Capitalização, desenvolvido pela Confederação Nacional de Seguros (CNSeg). A celebração, que aconteceu no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, reconheceu com o primeiro lugar o projeto Graduação em Seguros, criado em 2020 para aumentar a escolaridade dos colaboradores da empresa. Com a iniciativa, o nível de escolaridade no quadro de funcionários saltou de 83% para 95%.
Este ano, o prêmio estreou uma nova categoria: Destaques na Capitalização, que recebeu a inscrição de 35 projetos, com 5 finalistas. “Somos a primeira empresa a vencer nessa categoria e batalhamos muito por este espaço. Fizemos história a muitas mãos e, o melhor, promovendo um impacto significativo para a sociedade. Destaco que o projeto está totalmente em sintonia com o Pacto Global da ONU no Brasil lançado esta semana em Genebra, na Suíça. O movimento Educa 2030 incentiva as empresas a investirem em educação, aumentar o nível de escolaridade dos funcionários, trazer mais jovens para o mercado de trabalho e outras iniciativas, o que nos deixa muito honrados. Desejamos que este resultado inspire ainda mais cases e que outras instituições possam ampliar seus investimentos em educação para colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, do mercado e da sociedade como um todo”, destaca o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.
O objetivo principal do projeto é fazer com que 100% dos colaboradores obtenham um diploma universitário completo e, para alcançar esse objetivo, foi estabelecida uma parceria com a Escola de Negócios e Seguros, que, em 2023, alcança 29 funcionários da empresa formados. Para Manoela Mendes, colaboradora da CAPEMISA, a educação mudou completamente a realidade em que vivia e foi uma virada de chave para o seu desenvolvimento profissional. “Comecei a trabalhar aos 11 anos para ajudar em casa. Aos 19 anos, encontrei o Lar Fabiano de Cristo (Casa Francisco de Assis), que me proporcionou participar do projeto Jovem Aprendiz da CAPEMISA. A partir daí, uma nova visão profissional surgia e agarrei com todas as forças. De Jovem Aprendiz, fui promovida diversas vezes até me tornar assistente documental. Cursei minha graduação de Gestão de Seguros e hoje estou concluindo minha pós-graduação, ambas pela ENS”, comenta a colaboradora.
“Realmente esta premiação da CNseg valida a CAPEMISA na direção da inovação. Estamos muito emocionadas e agradecemos o apoio da diretoria, de toda a gestão e o engajamento dos colaboradores. Todos estiveram juntos em prol desse resultado. E, a cereja do bolo, é fazer inovação através da educação”, comenta Patrícia Pacheco, gerente de Recursos Humanos da CAPEMISA. O valor de R$30 mil recebido como premiação pelo case pela autora Patrícia Pacheco e co-autora, Vania Paz, Consultora de RH, será destinado à obra social apoiada pela empresa, o Lar Fabiano de Cristo, que já atendeu mais de 500 mil pessoas nos últimos 15 anos.