Campanha, que permite destinar até 6% do Imposto de Renda PF e 1% na PJ, já impactou mais de 1,6 milhão de pessoas com quase 1 mil projetos atendidos em 300 cidades do Brasil
O Santander Brasil deu início à 21ª edição do Programa Amigo de Valor, maior campanha de arrecadação e destinação de Imposto de Renda para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do País. A expectativa para este ano é arrecadar R$ 21,5 milhões até o dia 24 de novembro, que vão beneficiar mais de 11 mil crianças de 18 estados brasileiros. No total, o programa vai apoiar 64 projetos sociais selecionados previamente via edital.
Correntistas Santander que declaram a renda pelo formulário completo podem destinar até 6% do imposto de renda devido. Por essa via, os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído. Quem declarar o IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00. Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é de até 1% (também dedutível).
O montante pode ser direcionado para qualquer projeto de preferência do doador e os valores são debitados diretamente da conta corrente. O processo é realizado por meio da plataforma https://www.santander.com.br/
Todas as iniciativas do Amigo de Valor estão alinhadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e são voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social. São projetos que atuam com acolhimento institucional, maus-tratos, álcool e drogas, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual, medidas socioeducativas, inclusão da criança e do adolescente deficiente, protagonismo de meninas, educação profissionalizante e práticas socioassistenciais.
“Além de direcionar as doações para os projetos sociais escolhidos pelo Banco, o Amigo de Valor monitora e apoia, capacitando as organizações e os conselhos municipais selecionados. Para ampliar o nosso impacto, estamos sempre buscando mobilizar cada vez mais. Pessoas e empresas para fortalecer e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, conta Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.
Ao longo dos 21 anos, o programa direcionou mais de R$200 milhões a 942 ações (entre entidades e instituições), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Em 2022, foram 100 projetos viabilizados via edital que atenderam mais de 22,5 mil crianças, adolescentes e familiares, além de mais 32,5 mil pessoas indiretamente.