Promulgada lei com novas regras de credenciamento para empresa estratégica de defesa

Depositphotos
Administração pública - geral - Esplanada dos Ministérios - Ministério da Defesa
O credenciamento da empresa deve ser feito no Ministério da Defesa

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, promulgou a Lei 14.459/22, que estabelece novas regras de credenciamento e descredenciamento de empresa estratégica de defesa (EED). A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26).

A lei é derivada da Medida Provisória 1123/22, aprovada neste mês, sem alterações, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O texto altera a Lei 12.598/12, para classificar as EEDs como “essenciais para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e fundamentais para preservação da segurança e defesa nacional contra ameaças externas”.

Para ser classificada como EED, uma empresa precisa se credenciar no Ministério da Defesa e atender a critérios como ter sede no Brasil, dispor de comprovado conhecimento científico ou tecnológico e assegurar o controle acionário de brasileiros, admitida a participação de estrangeiros no capital.

De acordo com a lei, o credenciamento e o descredenciamento de uma EED devem ser definidos em ato do ministro da Defesa. A hipótese de descredenciamento a pedido não afasta a obrigatoriedade de a EED cumprir tarefas até a conclusão dos projetos estratégicos e a entrega de todos os itens contratados pela Defesa ou pelas Forças Armadas. O ministro da Defesa pode negar o descredenciamento imediato da EED quando houver risco para o interesse da defesa nacional.

Ainda segundo a norma, o Ministério da Defesa deve informar ao Ministério da Economia as eventuais alterações na condição de EED, para que a respectiva junta comercial promova as anotações nos registros da empresa.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Nova estação de tratamento de esgoto em Ribeirão das Neves (MG) vai atender 60 mil pessoas

Nova estação de tratamento de esgoto em Ribeirão das Neves (MG) vai atender 60 mil pessoas

Os moradores de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, já podem contar com mais

Próximo
Comissão aprova projeto que permite a criação de posto de combustível multimarcas

Comissão aprova projeto que permite a criação de posto de combustível multimarcas

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados O deputado Gurgel recomendou a aprovação da

Veja também