Companhia reforça cultura inclusiva e engajamento de colaboradores
O Grupo MAG promoveu, em 19 de agosto, o Seminário de Letramento Racial, uma iniciativa exclusiva para colaboradores que reuniu alguns dos principais pensadores e ativistas do país para debater racismo estrutural, diversidade e inclusão no mercado de trabalho. O evento, organizado pelo Grupo de Raças e Etnias do Plural — coletivo interno de diversidade da companhia — aconteceu de forma híbrida, com atividades presenciais na matriz do Rio de Janeiro e transmissão para todas as unidades do Brasil.
Entre os palestrantes convidados estiveram Renato Nogueira (filósofo e escritor), Quitéria Chagas (pesquisadora e referência em identidade negra e representatividade), Flavio Negrociando (ativista e educador), Flávia Souza (socióloga e consultora de diversidade), Ivanir dos Santos (líder religioso e referência em tolerância) e Wallace Moraes (professor da UFRJ, especialista em políticas públicas e justiça racial).
No encontro, foram discutidos temas como estratégias para enfrentar o racismo na prática, as barreiras e possibilidades para pessoas negras no mercado de trabalho e os impactos interseccionais do racismo e machismo sobre as mulheres negras.
Para Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão do Grupo MAG, a ação reforça o papel da empresa na valorização da pluralidade. “Quando reconhecemos a diferença como riqueza, liberamos o poder criativo da diversidade, aproximamos nossa organização dos diversos públicos e cultivamos um ambiente em que aprender e conviver se tornam uma fonte de realização compartilhada”, afirma.